Benjamin Maranhão está entre os alvos de Operação da Polícia Federal

Benjamin Maranhão está entre os alvos de Operação da Polícia Federal

Destaque Paraíba Policial
Joaquim
25 de novembro de 2020
55

Entre os alvos da Operação “Poço sem Fundo”, deflagrada nesta quarta-feira (25), em ação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria-Geral da União (CGU), estão o ex-deputado federal e ex-candidato a prefeito de Araruna, Benjamin Maranhão (Solidariedade) e sua mãe, Wilma Maranhão, do mesmo partido.

Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão em João Pessoa e Araruna na Paraíba, e em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

Investigação

A investigação teve início a partir de inquérito instaurado pela Polícia Federal para apurar contratações indevidas promovidas pela Superintendência Regional do INCRA/PB, culminando na realização de fiscalização por parte da CGU.

Durante os trabalhos, foi constatada vinculação familiar, financeira e empresarial entre as empresas investigadas, com indícios de direcionamento de contratos firmados, sobreposição dos serviços contratados pelo INCRA/PB com os serviços contratados por outros órgãos, como DNOCS/PB e a Prefeitura de Araruna (PB), já que, no mesmo período, as empresas investigadas realizaram serviços similares para os três órgãos, via contratações diretas, por meio de dispensas de licitação. Os contratos investigados totalizam, aproximadamente, R$ 75 milhões.

A investigação aponta, também, para a prática de superfaturamento dos contratos, atos de corrupção passiva e ativa, e de lavagem de dinheiro, mediante utilização de contas bancárias de empresas interpostas, para dissimular a movimentação financeira. A deflagração da Operação visa reverter ao erário os valores pagos indevidamente e a apuração de responsabilidade dos servidores envolvidos nas irregularidades.

Impacto social

As irregularidades investigadas apontam para desvio de recursos destinados à implantação de sistemas de abastecimento d’água para a população carente do interior paraibano, castigada sobremaneira pelos longos períodos de estiagem.

Diligências

A Operação Poço Sem Fundo consiste no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa (PB), Araruna (PB) e Parnamirim (RN), além de indisponibilidade de bens e afastamento de 4 servidores públicos federais de suas funções. O trabalho conta com a participação de 7 auditores da CGU e de 70 policiais federais.

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém o canal Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.

 

 

Paraíba.com.br

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.