Em 14 dias, Paraíba registra queda de 33% nos óbitos por coronavírus, diz Daniel Beltrammi

A Paraíba tem registrado uma queda na média móvel dos óbitos ocorridos nas últimas 24h e de casos por data de início de sintomas. Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam um decréscimo de 33% desses números no período de 14 dias. Além disso, o Estado apresenta uma taxa de contágio da doença, o R(t), entre 1,03 e 1,06, segundo dados do Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A média móvel é um recurso estatístico que busca dar visão mais acurada da evolução da doença, pois atenua números isolados que fujam do padrão. De acordo com o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, os dados apresentados estão demonstrando que tanto os óbitos quanto o número de casos estão em uma tendência de redução.

“Ao fazer uma análise com os dados fornecidos no boletim diário e uma comparação entre a média móvel no começo do mês de agosto e no dia 15, percebe-se essa redução dos casos pelos primeiros dias de sintomas e uma redução relativa dos casos de óbitos”, explica.

Sobre a taxa de contágio na Paraíba, que está entre 1,03 e 1,06, o estudo da UFPB sugere que a transmissão comunitária do vírus ainda está ativa. Por isso a importância de manter os mesmos cuidados de isolamento social, evitar aglomerações e continuar com todos os procedimentos de higiene.

“Essa redução não é motivo para a gente relaxar. É, sim, um incentivo para que cada vez mais a gente se pergunte todo dia o que eu fiz hoje para combater esse inimigo que é invisível que é o coronavírus. Use máscara, lave as mãos e mantenha o distanciamento social de um metro e meio das pessoas que não convivem com você em casa”, completa.

Desde 25 de janeiro, a Paraíba e a SES têm trabalhado no enfrentamento da Covid-19. São 207 dias de esforço contínuo para minimizar os danos causados pela pandemia no Estado.

 

Wscom

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *