Em quatro meses, Comarca de Conceição registra mais de mil sentenças

Em apenas quatro meses, a Comarca de Conceição, localizada no Alto Sertão paraibano e que tem à frente o juiz Francisco Thiago da Silva Rabelo, registrou 1.005 sentenças proferidas, 1.489 despachos produzidos e 555 decisões emitidas. Os números, que refletem o período de 2 de julho deste ano, quando o magistrado assumiu a titularidade na unidade judiciária, até esta terça-feira (3), consideram tanto o sistema PJe quanto Siscom e SEEU.

De acordo com o juiz Thiago Rabelo, uma das primeiras ações tomadas quando tomou posse na Comarca foi analisar a situação de congestionamento processual. “A unidade estava há um tempo sem juiz titular, então, reordenei os trabalhos. Primeiro, precisei dar vazão aos processos do gabinete, que estavam acumulados. Além disso, acelerei a digitalização dos processos físicos, já que os processos digitais dão um andamento mais rápido. Dessa forma, determinei a equipe do gabinete para dar baixa nos processos acumulados e dividi a equipe do cartório. Enquanto uma parte cuidou de urgências, a exemplo de feitos findos que estavam próximos de arquivar, a outra focou na digitalização de processos”, explicou.

A logística foi tão efetiva que, em apenas dois meses, a comarca se tornou 100% digital. “Quando encerramos a digitalização, estávamos com o gabinete praticamente em dia, mas o cartório atrasado. Então, demos prioridade aos processos atrasados para solucioná-los e, assim, deixar o cartório em dia. Com isso, gerou-se uma demanda muito elevada para o gabinete, já que o cartório estava cumprindo processos atrasados e enviando muitos feitos conclusos para o gabinete. Passamos a sentenciar ainda mais, por isso, a produção aumentou”, analisou o magistrado.

Concomitante a este trabalho, as audiências em Conceição foram retomadas no final de julho, conforme Ato da Presidência do TJPB que disciplinou a temática. “Tenho o hábito de sentenciar muito em audiências e, de duas semanas para cá, comecei a proferir sentenças orais, que é mais rápido ainda. Com as equipes focadas em colocar os processos em dia e a digitalização, o resultado foi uma prestação mais célere e uma resposta mais rápida ao jurisdicionado. Este é sempre o objetivo, dar uma resposta rápida”, concluiu o juiz Thiago Rabelo.

O magistrado, destacou, também, o trabalho dos servidores. Atuam na Comarca de Conceição os servidores Jolene Carvalho Miguel Avelino, Jhessica Sâmia Lins Alves, Círia Rossana Carvalho de Figueiredo, Melquisedec Cosme dos Santos Silva, Marta Maria dos Santos Ramalho, Francisco Marinho Vieira, João Rodrigues de Sousa, Valdenir Ferreira Mangueira, Roberto Fábio Lopes de Sousa, Francisco Furtado de Figueiredo, Hamilton Miguel de Amorim, Valtonio Vieira Marinho e Maria Aparecida Nunes de Sousa.

Celina Modesto / Gecom-TJPB
Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *