Governo inicia ciclo de videoconferências para discutir novo Plano Estadual de Recursos Hídricos

Governo inicia ciclo de videoconferências para discutir novo Plano Estadual de Recursos Hídricos

Destaque Paraíba
Joaquim
23 de novembro de 2020
42

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), promove, a partir desta segunda-feira (23), um ciclo de videoconferências para discutir a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (PERH-PB). A iniciativa reúne 10 videoconferências, que serão realizadas até o dia 4 de dezembro com a participação de toda a sociedade.

“A contribuição social é fundamental”, destacou o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Beranger Araújo. Segundo ele, o PERH-PB disciplina a implementação de programas, projetos, obras e estudos que irão ampliar o aproveitamento dos recursos hídricos para o desenvolvimento e a segurança hídrica em todo o estado. “Por isso, é muito importante a participação da sociedade representada pelo poder público (municipais, estadual e federal), usuários de água e da sociedade civil”, reforçou Beranger Araújo.

Videoconferências – Em cada videoconferência, serão apresentados e discutidos os cenários futuros dos recursos hídricos no estado, por bacia hidrográfica: a Sub-bacia hidrográfica (SBH) do Rio Piancó/Piranhas (dia 23), SBHs do Rio Peixe e Alto Piranhas (dia 24), SBHs dos Rios Espinharas e Médio Piranhas (dia 25), SBHs do Alto Rio Paraíba e Rio Taperoá (26), SBHs do Médio e Baixo Rio Paraíba (dia 27), SBH do Baixo Rio Paraíba (dia 30), BH do Alto Rio Mamanguape (dia 1º), BHs dos Rios Abiaí e Gramame (dia 2), BH do Baixo Rio Mamanguape (dia 3) e SBH do Baixo Rio Paraíba (dia 4).

O processo de atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos da Paraíba (PERH-PB) está sendo realizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado, através da Aesa, e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). As videoconferências serão realizadas por meio da Plataforma Google Meet e, para participar, os interessados devem acessar o link da bacia hidrográfica de interesse. Mais informações podem ser acessadas no site www.aesa.pb.gov.br.

A Aesa é vinculada à Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma) e é responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais de domínio do Estado da Paraíba, de águas originárias de bacias hidrográficas localizadas em outros Estados que lhe sejam transferidas através de obras implantadas pelo Governo Federal e, por delegação, na forma da Lei, de águas de domínio da União que ocorrem em território do Estado da Paraíba

 

 

 

Assessoria

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.