Receita Federal abre consulta a lote residual de restituição do imposto de renda para 2,4 mil paraibanos

Receita Federal abre consulta a lote residual de restituição do imposto de renda para 2,4 mil paraibanos

Paraíba
Joaquim
23 de outubro de 2020
36

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, as consultas ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2020 do mês de outubro. De acordo com informações apuradas pelo ClickPB, o lote residual será para 2.414 contribuintes.

O crédito bancário para os contribuintes será realizado no dia 30 de outubro, totalizando R$ 6.412.627,49 milhões.

As consultas podem ser feitas:

  • na página da Receita na internet;
  • pelo telefone 146;
  • no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Consultas
Ao realizar a consulta do Imposto de Renda 2020, o contribuinte será informado de uma das alternativas abaixo:

  • que foi contemplado e que receberá os valores na semana que vem;
  • ou que a declaração está na “fila de restituição”, ou seja, que está tudo correto (apenas aguardando a liberação dos valores nos próximos meses),
  • ou que está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão. Quando a declaração está “em processamento” ou na “fila de espera”, pode ser que haja alguma inconsistência de informações, e o contribuinte pode revisá-la para ter certeza, mas isso ainda não é certo.

Malha fina
Para saber se está na malha fina, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora.

Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

 

 

Wscom

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.