14 vacinas aprovadas para Covid-19 e dezenas em teste em todo o mundo; conheça

Um fato é quase certo: a pandemia de Covid-19 entra para a história como a deflagradora do desenvolvimento de vacinas em tempo recorde. O que em geral levaria uma década ou mais foi realizado em alguns meses, com a aprovação para uso emergencial em alguns países ainda em 2020.

Hoje, há 14 imunizantes contra a Covid-19 aprovados no planeta, como os da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da Oxford/AstraZeneca (veja quadro abaixo). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 91 em fase clínica, ou seja, já estão sendo testados em seres humanos. No estágio anterior, com a pesquisa ainda em laboratório ou usando animais, o número é de 184.

Duas candidatas brasileiras devem em breve ser avaliadas em pessoas: a ButanVac, do Instituto Butantan, e a Versamune®-CoV-2FC, que é fruto de um consórcio entre a empresa brasileira Farmacore Biotecnologia, a americana PDS Biotechnology e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

Vacinas aprovadas no mundoVacinas aprovadas no mundoFoto: Arte/CNN Brasil

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *