Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em aposentadorias rurais da Paraíba

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em aposentadorias rurais da Paraíba

Destaque Paraíba Policial
Joaquim
19 de agosto de 2020
27

A Polícia Federal na Paraíba, através da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários – DELEPREV/DRCOR/SR/PF/PB, deflagrou na manhã desta quarta-feira (19), uma operação que visa a desarticular crimes previdenciários ocorridos em detrimento do INSS. A operação Capim Fértil 2 investiga a expedição de documentos falsos para obtenção de benefícios rurais previdenciários.

Condutas, em tese, tipificadas como estelionato qualificado e demais delitos a serem apurados com o decorrer da investigação.

A operação foi deflagrada por equipe de policiais federais e servidores da Força Tarefa da Secretaria da Previdência, do Ministério da Economia, com cumprimento de mandado de busca expedidos pela Justiça Federal da Paraíba. A diligência procedida hoje foi o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em um endereço na cidade de Capim, na Paraíba.

ENTENDA O CASO

Essa operação trata-se de desdobramento da Operação “CAPIM FÉRTIL” iniciada para investigar fraudes contra o INSS por requerentes de benefícios rurais previdenciários, que utilizavam documentos e declarações falsas para obter benefícios irregulares junto àquela Autarquia Previdenciária, totalizando mais de 60 empregados – conforme declarações expedidas.

O indício de fraude foi constatado a partir de denúncia anônima narrando que o proprietário do imóvel rural cobrava para emitir referidas declarações, sendo que nessa fase da operação foi possível identificar uma das autoras intelectuais e documentais do crime, que articulava a parte formal do delito.

Embasado nas provas constantes dos autos, a Autoridade Policial que preside o feito representou por mandado de busca e apreensão na casa de um(a) investigado(a), deferido pela Justiça Federal e cumprido pela Superintendência de Polícia Federal na Paraíba.

O crime resultou em um rombo de aproximadamente cinco milhões de reais aos cofres públicos, conforme divulgado pela Secretaria da Previdência. As investigações permanecem e a partir desse desdobramento, os materiais apreendidos serão analisados e confrontados para identificar eventuais participantes e sua posterior responsabilização.

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.