Pular para o conteúdo
Brasil cai cinco posições no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano

Brasil cai cinco posições no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano

O ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgados nesta terça-feira (15) pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud) aponta que o Brasil perdeu mais cinco posições e passou de 79º para 84º lugar, apesar de um leve aumento no índice nacional, que foi de 0,762 para 0,765 entre os anos de 2018 e 2019.

A média do IDH mundial avançou 0,003 pontos, como o Brasil, e foi de 0,734 para 0,737.

O IDH mede o progresso dos países em saúde, educação e renda. Para esse indicador, quanto mais próximo de 1, mais alto é o desenvolvimento humano. O ranking é liderado pela Noruega, cujo IDH é de 0,957. Na outra ponta, o Níger tem o pior índice, de 0,394.

Os principais fatores que compõem o IDH são a expectativa de vida, os anos de escolaridade e o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, que é a quantidade de riqueza produzida por um país dividida pelo número de habitantes.

Os dados mundiais divulgados hoje dizem respeito às estatísticas dos países referentes ao ano de 2019. Por serem relativos ao ano passado, o índice não reflete o impacto da pandemia do novo coronavírus sobre os países.

 

 

Terra


Author Avatar

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.