Após decisão de Fachin, reitora eleita crê em nomeação na UFPB

Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, candidatas mais votadas na consulta para Reitoria da Universidade da Paraíba (UFPB) se pronunciaram após decisão do ministro Edson Fachin, do STF, que determina que o presidente Jair Bolsonaro respeita a lista tríplice na escolha do reitorado nas Instituições Federais de Ensino. Elas declararam que a decisão tem ‘papel importantíssimo, pois abre caminho para que a democracia e autonomia universitária sejam respeitadas’.

De acordo com as professoras, em nota, a decisão ‘tem o alcance necessário para que seja restabelecida na UFPB, a normalidade democrática, já que ele deixa claro, em sua decisão, que para ser nomeado um dos requisitos mínimos é que os postulantes recebam votos no colegiado máximo da instituição

“Como é de conhecimento público, o interventor na UFPB não recebeu nenhum voto, portanto, a liminar agrega força e esperança à luta para que a nossa nomeação aconteça e se configure como um ato de respeito à autonomia e à democracia na UFPB”, diz.

As professoras ainda declaram que, desde a nomeação de Valdiney Gouveia como reitor, a UFPB vive instabilidade.

“Consideramos que a nomeação de um professor que teve pouco mais de cinco por cento na consulta eleitoral feita à UFPB e não obteve nenhum novo na composição da lista tríplice nos conselhos, é uma ação que desrespeita a comunidade universitária, a longa historia democrática de nomeação de reitores na UFPB e que atinge, frontalmente, a autonomia universitária, prevista na Constituição Federal. Portanto, desde o dia 11 de novembro, dia da intervenção na nossa instituição, vivemos uma situação trágica na UFPB, abalando por completo o dia a dia da Universidade e causando um sentimento de profunda instabilidade na comunidade, em um momento já tão difícil pelo quedo todos passamos em consequência da pandemia que tem vitimado tantas vidas e fragilizado tantas famílias”, disse.

A nota ainda ressalta o apoio da comunidade acadêmica, através de estudantes, servidores e professores, que têm protestado contra o novo reitor desde a sua nomeação e posse.

 

 

Wscom

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *