Aumento do preço da energia elétrica preocupa setor de produção de leite

Aumento do preço da energia elétrica preocupa setor de produção de leite

Brasil Economia
Joaquim
27 de junho de 2021
89

A elevação do preço da energia elétrica, em decorrência da crise hídrica, preocupa o setor de produção de leite, que já vem sendo impactado pela alta dos custos dos insumos necessários à atividade. Por conta disso, o risco de desabastecimento do produto no Brasil segue em evidência, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges.

Em entrevista ontem ao CB.Agro, programa realizado em parceria do Correio com a TV Brasília, Borges disse que os preços da proteína bovina cresceram de forma desacompanhada do preço do leite, seja para o produtor, seja para o consumidor. Isso se deve às matérias primas para rações animais, insumos veterinários e outros produtos, que seguem em alta generalizada.

“Isso nos preocupa, porque muitos produtores e algumas cooperativas de laticínios, principalmente os menores, passam por dificuldades nesse momento. Nós temos que ter um equilíbrio, e esse equilíbrio não está sendo observado. Muitos não conseguem fechar as contas, ou seja, às vezes trabalham no vermelho ou trabalham empatando, o que dificulta o setor”, comentou o presidente da Abraleite.

Segundo Geraldo Borges, a crise hídrica e o encarecimento da energia causam impactos na vida do produtor, que depende da eletricidade, por exemplo, para movimentar bombas d’água e equipamentos de ordenha mecânica. Segundo ele, caso o preço dos insumos siga em alta, muitos pequenos e médios produtores se verão obrigados a reduzir o alimento oferecido aos animais, o que, consequentemente, pode gerar menor produção de leite.

“Nós temos 1 milhão e 171 mil propriedades e quase 1 milhão delas são de pequenos e médios produtores. Esses, com certeza, são os que mais sofrem”, comentou Borges. “Os brasileiros devem valorizar o que é nosso. Temos produtos com qualidade e segurança. Só no campo são 5 milhões de famílias que produzem consumíveis de extrema qualidade, e com responsabilidade. Isso poderá ajudar a passar por essa crise”, disse.

Borges afirmou ainda que, durante a pandemia, a distribuição de laticínios não sofreu muitas dificuldades como em outros setores. Borges também frisou que a Abraleite trabalha por todos os produtores brasileiros, sejam pequenos, médios ou grandes, e de todas as unidades da Federação.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.