Campus Day: pela primeira vez na Paraíba, evento reúne tecnologia, inovação e empreendedorismo

Campus Day: pela primeira vez na Paraíba, evento reúne tecnologia, inovação e empreendedorismo

Paraíba
Joaquim
5 de dezembro de 2021
39

Considerada a maior experiência em tecnologia, internet das coisas, blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo do mundo, a Campus Party realiza em Campina Grande, neste sábado (4), o evento Campus Party Day, que reúne empreendedores, estudantes, gestores públicos e profissionais de diversas áreas para o intercâmbio de experiências sobre diversos temas relacionados ao universo da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo. Com programação 100% gratuita, o Campus Day Campina Grande, promovido pelo Sebrae Paraíba, ocorre no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), além de ser transmitido ao vivo pela internet para todo o Brasil.

Durante a cerimônia de abertura, realizada no início da manhã, o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, pontuou que o Campus Day Campina Grande acontece em um momento especial e importante para a Rainha da Borborema, que conquistou, há poucos dias, o título de Cidade Criativa da Unesco, na categoria Artes de Mídia. Na ocasião, Luiz Alberto também destacou o potencial econômico e tecnológico da cidade e reafirmou o compromisso do Sebrae de contribuir com o seu desenvolvimento.

“Temos um ecossistema de inovação se consolidando na cidade e, agora, estamos na fase de juntar tudo que Campina Grande tem em uma governança compartilhada. É com esse foco, de estimular muito o empreendedorismo, e especialmente os negócios criativos, que o Sebrae está à disposição da cidade para continuar contribuindo com o seu desenvolvimento”, enfatizou o diretor técnico.

Por sua vez, o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, destacou que a cidade de Campina Grande foi escolhida para receber o evento, o primeiro a ser realizado na Paraíba, por ser um polo educacional de ensino superior, por sua produção tecnológica e devido ao seu potencial em economia digital.

“Chegamos aqui por iniciativa do Sebrae, que é uma instituição que tem profissionalismo e capilaridade para apoiar os pequenos e médios empresários. Isso não existe em nenhuma outra parte do mundo, só no Brasil”, afirmou Farruggia, ao destacar que o Campus Day pode contribuir de forma importante para que Campina Grande se destaque ainda mais no mapa digital brasileiro.

Já o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, ressaltou a satisfação da cidade de receber um evento da Campus Party pela primeira vez. Além disso, o gestor também pontuou que a disrupção, a inovação e a criatividade, que constituem a essência da Campus Party, também fazem parte do DNA de Campina Grande.

“Gostaríamos de renovar o nosso compromisso, enquanto ordenadores das políticas públicas, de priorizar aquilo que de fato precisa ser prioridade, que é incentivar e engajar ainda mais o ecossistema de inovação que faz com que Campina Grande seja a referência que ela sempre foi”, acrescentou o prefeito.

Após a solenidade de abertura, que também contou a participação do conselheiro estadual do Sebrae, Alexandre Moura, a programação da manhã contou com a realização de três painéis, que reuniram oito diferentes palestrantes. Os temas abordados foram: “As 8 Etapas da Disrupção – O Papel da Tripla Hélice”, “O futuro da minha cidade e o que isso tem a ver com a minha ideia de negócio?” e “Comunidades empreendedoras: Como surgem, o que são e do que se alimentam?”.

Já no turno da tarde, o público poderá acompanhar outro ciclo de painéis, entre eles: “O que aprendi no Vale do Silício”, “Oportunidades de negócios para o semiárido”, “Campina Grande e sua arte midiática: entenda porque somos cidade criativa da Unesco”, “Para além da universidade – Projetos e desafios” e “ Incubadoras: mais perto de você do que imaginas!”.

Além dos painéis e palestras, a programação do Campus Party Day também promove, ao longo do dia, um Ideathon, que consiste em uma maratona de ideias. A proposta do desafio é que os participantes, divididos em grupos, proponham soluções para o tema “A geração de renda por meio das artes midiáticas”.

Para isso, eles contarão com mentorias durante todo o processo e, ao final da maratona, apresentarão suas soluções em formato de pitchs. A equipe vencedora será premiada com ingresso, barraca e logística de transporte para uma das edições já confirmadas da Campus Party de 2022 (Campus Party Brasil, Campus Party Brasília ou Campus Party Goiás), conforme escolha dos próprios vencedores.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.