Central de Transplantes registra captação de órgãos no Hospital de Trauma de Campina Grande

Central de Transplantes registra captação de órgãos no Hospital de Trauma de Campina Grande

Paraíba
Joaquim
13 de novembro de 2021
32
Rins e córneas doadas, na manhã desta sexta-feira (12), no Hospital de Trauma de Campina Grande, vão ajudar a melhorar a qualidade de vida de pelo menos quatro pessoas que aguardavam na fila de transplantes. O doador era um homem de 46 anos, do sertão do estado, que foi vítima de traumatismo craniano provocado por um acidente de moto.

A captação ocorreu após um momento de homenagem feita pelos profissionais do hospital à família doadora, quando o paciente passou, sob aplausos, por um corredor humano, durante o deslocamento para o centro cirúrgico.  O “cortejo da vida” ocorre com todos os doadores de órgãos como forma de agradecimento pelo gesto de escolher salvar outras pessoas.

O procedimento só aconteceu após a confirmação da morte encefálica do doador, confirmada por rígido protocolo realizado em três etapas. Mas o início do processo se deu através da família do paciente, que buscou a Central de Transplantes para doar os órgãos. De acordo com a coordenadora de enfermagem do Núcleo de Captação de Órgãos de Campina Grande, Juliana Alves, o ato é fruto do trabalho de conscientização feito no sertão paraibano durante a campanha do “Setembro Verde”.

“Dessa vez o caminho foi inverso, foi a família que nos procurou, a família que disse que a doação era espontânea, que era um desejo de todos. E a gente fica muito feliz em saber que são os frutos de um trabalho árduo que começou no último mês de setembro e que requer tempo para mudar, mas já estamos conseguindo”, disse.

O rim direito foi encaminhado para um homem de 73 anos em Pernambuco, e o rim esquerdo para uma mulher, também pernambucana, de 49 anos. As córneas foram encaminhadas para análise no Banco de Olhos da Paraíba.

“O trabalho da Central de Transplantes é justamente esse, levar informação à população desmistificando todos os preconceitos e esclarecer a importância que é o ato da doação de órgãos,” reforçou Rafaela Carvalho, chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes.

Dados – Esse ano a Paraíba já realizou 242 transplantes, sendo 209 de córneas, três de coração, 14 de rins, 11 de fígado e cinco de medula óssea. Ainda há espera por uma doação de córneas 319 paraibanos, três aguardam um coração, 11 precisam de um fígado e 189 estão à espera de um transplante renal.

Serviço – A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Os telefones para entrar em contato são: (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.