Cerca de 12 crianças foram estupradas por mês em 2022 na PB; especialistas dão orientações as vítimas e aos familiares

Cerca de 12 crianças foram estupradas por mês em 2022 na PB; especialistas dão orientações as vítimas e aos familiares

Policial
Joaquim
19 de outubro de 2023
28

Em 2022, 144 crianças de 0 a 11 anos foram vítimas de estupro de vulnerável na Paraíba. Já em 2021, o número foi ainda maior: 169 casos. Esses levantamentos foram do Núcleo de Dados da Rede Paraíba à Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds) e apontam um número preocupante: cerca de 12 crianças foram vítimas de estupro de vulnerável infantil por mês, em 2022, na Paraíba.

As vítimas de abuso sexual infantil na Paraíba têm, principalmente, entre 6 e 11 anos, mas também há registros de crianças com 2, 3, 4 e 5 anos.

A psicóloga clínica, Thamara Bernardino destaca que o primeiro sinal que devemos estar atentos é a mudança de comportamento que a criança apresenta em determinado momento, algo que está discrepante da sua rotina e do seu padrão comportamental, ou seja, as alterações de humor de forma repentina e inesperada, essas alterações podem variar entre agressividade, rebeldia, ataques de raiva ou no contrário, se manifestando através do isolamento, da vergonha de forma excessiva, do medo, da rejeição ou da proximidade excessiva ao possível abusador.

COMO SABER?

O primeiro passo é procurar ajuda de um profissional capacitado, no caso um Psicólogo, para que de forma ética, científica, lúdica e humanizada, consiga acessar naquela criança indícios do abuso sofrido. Caso a criança apresente alguma mudança no comportamento ou expresse algo é de extrema importância ouvi-la sem julgamentos ou apontamentos de culpa e acolhê-la, estabelecendo uma relação de confiança e principalmente de proteção.

Wsom

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.