COI afirma que 80% dos atletas que vão às Olimpíadas se vacinaram

O COI (Comitê Olímpico Internacional) afirmou nesta quarta-feira que cerca de 80% dos atletas que vão participar das Olimpíadas de Tóquio, entre 23 de julho de 8 de agosto, já foram ou estão em processo de serem imunizados contra a Covid-19. Segundo a entidade, a quantidade advém de informações repassadas por comitês olímpicos nacionais, entre os quais o do Brasil (COB).

– Nós anunciamos que havia 74% dos atletas participantes vacinados há alguns dias, mas já estamos muito além desta marca. Estamos avançando nesse assunto – afirmou o diretor executivo das Olimpíadas, Christophe Dubi, em entrevista coletiva a jornalistas.

Segundo Dubi, o COI tem feito um contato mais incisivo com os comitês olímpicos nacionais para ajudar a vacinar os esforços de vacinação. O diretor afirmou que, atualmente, 8.500 das 10.900 vagas previstas para atletas já estão preenchidas. A expectativa é a de que todas sejam ocupadas com o fim dos eventos classificatórios, no fim deste mês.

O Brasil, por exemplo, após um entendimento entre o COB e o governo federal, começou a vacinar atletas, treinadores, oficiais, dirigentes e jornalistas na metade de maio. Ao todo, cerca de 1.800 pessoas devem ser vacinadas, entre as credenciadas para as Olimpíadas e as Paralimpíadas.

O COI anunciou entendimentos com duas farmacêuticas para fornecimento/doação de vacinas: a chinesa Sinovac, que fabrica o imunizante CoronaVac, e a Pfizer/BioNtech. Os dois são aplicados no Brasil.

Várias prefeituras japonesas decretaram estado de emergência diante do aumento expressivo dos casos de Covid-19 recentemente. A vacinação dentro do país-sede do megaevento esportivo ainda caminha lentamente – cerca de 4% da população recebeu alguma dose.

Globoesporte.com

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *