Começam inscrições para residência multiprofissional do HULW-UFPB

Começam inscrições para residência multiprofissional do HULW-UFPB

Destaque Paraíba
Joaquim
11 de janeiro de 2021
66

As inscrições para o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (Rimush) do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começam nesta segunda-feira (11). Estão sendo oferecidas 36 vagas, e a seleção inclui uma prova que será aplicada no dia 7 de fevereiro.

O edital público do programa foi lançado no dia 2 este mês. A residência se constitui em uma pós-graduação Lato Sensu, em nível de especialização, de caráter multiprofissional, realizada em serviços de alta, média e baixa complexidade.

As inscrições podem ser feitas a partir da zero hora do dia 11 de janeiro de 2021 até às 23h59min do dia 25 de janeiro de 2021, exclusivamente por meio do site. Já os interessados em obter isenção da taxa de inscrição devem enviar a solicitação visando ao benefício nos dias 11 e 12 de janeiro.

Para o gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário, Eduardo Borges da Fonseca, esse programa é de grande relevância. “Primeiro porque ratifica a vocação primaz do HULW-UFPB/Ebserh: o ensino. Segundo porque converge com a política do atual reitor Valdiney Veloso Gouveia de unir os diversos segmentos da UFPB no sentido de termos uma universidade de todos e para todos”, afirma.

Já a coordenadora da Rimush, Adriana Carvalho, explicou que podem participar da seleção ao quadro de residentes do HULW-UFPB profissionais de saúde que possuem formação superior nas áreas de: Serviço Social, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Odontologia.

As 36 vagas são distribuídas em três áreas de concentração de conhecimento: Ênfase I: “Atenção à saúde da criança e do adolescente” (10 vagas); Ênfase II: “Atenção à saúde do idoso” (13 vagas); e Ênfase III: “Atenção à saúde ao paciente crítico” (13 vagas).

O processo seletivo consta de prova objetiva tipo múltipla escolha, com 40 questões. Serão 20 questões referentes ao tema “Políticas públicas de saúde”, comuns para todos os candidatos, e 20 questões referentes a “Conhecimentos específicos” segundo o núcleo de formação profissional.

Informações mais detalhadas sobre o processo seletivo podem ser obtidas por meio de e-mail (rimushinscricao@gmail.com) ou no edital do programa, disponível no endereço http://www.ccs.ufpb.br/rimush.

PANDEMIA 

A coordenadora da Rimush também explicou que a atual situação de pandemia gerada pela covid-19 envolve medidas de segurança específicas que serão adotadas e exigidas pela coordenação do processo seletivo, com base no plano de Biossegurança da UFPB.

“O candidato que se negar a cumprir as normas de segurança será eliminado do processo seletivo”, informou Adriana Carvalho. Ela adiantou que, por se tratar de um momento de pandemia, a data de realização do processo seletivo poderá ser alterada mediante as orientações/medidas da Comisssão de Biossegurança da UFPB, as normas municipais e/ou estaduais de segurança.

Caso o candidato esteja com algum sintoma da covid-19 (febre, tosse seca, perda de paladar ou olfato, dificuldade de respirar ou falta de ar, entre outros) não deverá comparecer ao local de prova.

Sobre a Ebserh – O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB) integra a Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.