Complexo de Patos apresenta taxa média de 92% de ocupação de leitos de UTI covid

Um levantamento feito entre os dias 10 e 17 de maio, mostra que o setor de isolamento Covid do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) teve uma taxa média de 92% de ocupação de leitos de UTI e de 75% dos leitos de Enfermaria Clinica Covid. Juntando os dois indicadores a média de ocupação geral dos leitos Covid ficou em 82%. Para o diretor geral da unidade, Francisco Guedes, os dados refletem uma realidade assustadora e comprovam a elevação do número de internações de pacientes com coronavírus.

O censo de ocupação de leitos no período de 10 a 13 de maio corresponde a um total de 64 leitos (32 de UTI + 32 de enfermaria), todos do CHRDJ.  Nos dias 14 e 15, a taxa diz respeito ao total de 76 leitos (32 de UTI + 44 de enfermaria), porque já está incluso no levantamento os 12 leitos de enfermaria Covid que foram reabertos para o publico adulto, no Hospital Infantil Noaldo Leite. No estudo dos dias 16 e 17, foi acrescido mais um leito de enfermaria no CHRDJC, contabilizando 77 leitos no total. Francisco lembrou ainda que mesmo com a reabertura dos 12 leitos de enfermaria, a taxa ainda se manteve alta. “Se nós não tivéssemos essa parceria com o Noaldo, nós estaríamos com nossa capacidade de atendimento saturada e isso muito nos preocupa porque se muitas pessoas adoecerem ao mesmo tempo não teremos leitos suficientes, mesmo com essa expansão”, reiterou o diretor da unidade.

Foto: reprodução

“Observando os dados deste levantamento, vemos que a taxa de ocupação tanto de leitos de enfermaria, quanto de UTI se manteve muito alta o que nos remete a uma situação de alerta, uma vez que se os casos aumentarem muito vamos atingir nossa ocupação total, como aconteceu no dia 12 de maio, quando 100% dos leitos de UTI estavam ocupados e 91% dos leitos de enfermaria também”, disse Francisco. O gestor fez um apelo à população para que mantenha os cuidados de uso de máscara, higienização constante das mãos e evitar aglomerações a fim de reduzir o contágio da doença.

 

Assessoria

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *