Comunidade acadêmica protesta na UFPB contra nomeação de reitor por Bolsonaro

Comunidade acadêmica protesta na UFPB contra nomeação de reitor por Bolsonaro

Destaque Educação Paraíba
Joaquim
6 de novembro de 2020
99

Um protesto foi realizado na tarde desta quinta-feira (5) em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, em João Pessoa, contra a posse do professor Valdiney Gouveia, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo reitor da Instituição.

Membros de entidades estudantis, de professores e servidores se reuniram em frente ao prédio e entoaram o grito “Reitora eleita é reitora empossada’, em favor de Terezinha Domiciano, vencedora da consulta pública para a Reitoria.

Após a concentração na Reitoria, os manifestantes saíram em passeata para a entrada do Campus I da UFPB.

Entenda

O presidente Bolsonaro nomeou o professor Valdiney Gouveia como novo reitor da UFPB pelos próximos quatro anos. Ele ficou em terceiro lugar, com apenas 5,35% dos votos, atrás de Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, 48,44%, e Isac Almeida e Regina Celi Mendes, com 46,21% na Consulta Pública feita pela comunidade acadêmica.

Durante o processo eleitoral, Valdiney apontou ser defensor das ideias do presidente Bolsonaro, a exemplo do programa Future-se, um dos principais carros chefe do Ministério da Educação em relação às universidades federais que visa participação da iniciativa privada dentro do ensino público.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.