Controle financeiro auxilia associações e entidades de classe a manterem representatividade

Controle financeiro auxilia associações e entidades de classe a manterem representatividade

Brasil Economia
Joaquim
11 de setembro de 2020
85

Associações, cooperativas e entidades de classe perderam parte significativa de sua renda com o encolhimento da economia no primeiro semestre de 2020. Nesse momento, uma boa gestão financeira tornou-se ainda mais indispensável para manter a saúde financeira e a representatividade das entidades.

E mais que isso, para garantir o fortalecimento e recuperação do setor que representa, as associações precisam prestar serviços relevantes aos afiliados e promover ações de apoio e conhecimento. Capacitações, treinamentos, assessorias, compartilhamento de soluções tecnológicas e de gestão, também são essenciais para manter a relevância da entidade.

Nesse contexto, mais que fazer uma gestão eficiente das finanças da associação, é preciso disseminar entre os associados e afiliados a necessidade urgente de ter um controle financeiro eficaz.

E a tecnologia tem sido grande aliada nessa missão. Com baixo custo e muita praticidade, é possível contratar sistemas de controle financeiro que integram com outras plataformas de gestão, permitindo fazer tudo, em um único lugar.

“Com o uso da tecnologia é possível visualizar, de qualquer lugar, informações como contas a pagar e a receber, inadimplência, fluxo de caixa, capital de giro, emitir boletos e notas fiscais e gerenciar os contratos e os processos. Basta alimentar o sistema com as informações e tudo fica mais profissional e organizado, facilitando a vida do gestor e do contador,” exemplifica Cláudio Piomonte, diretor do sistema de controle financeiro YpControl.

O especialista recomenda utilizar um sistema de gestão financeira que, de preferência, faça integração com serviços bancários como conciliação com extrato e cartão de crédito e cobrança com emissão de boletos com régua de recorrência, além de possibilidade de emitir notas fiscais, tudo no mesmo lugar, e que tenha os dados na Nuvem, para o acesso remoto, a qualquer momento.

Além destes serviços, o YpControl conta com uma funcionalidade exclusiva para associações que possuem convênios com planos de saúde. O sistema auxilia na conferência dos pagamentos que os associados fazem mensalmente para o convênio e, no final do ano, emite um relatório individualizado informando os gastos de cada um dos associados, que pode ser utilizado para o IRPF.

“Com tudo organizado e relatórios financeiros fácies de acessar a qualquer hora, o gestor terá muito mais dados e informações precisas para tomar decisões como corte de despesas, valor necessário de reserva para imprevistos e qual o momento ideal para fazer um investimento ou contratação, por exemplo. Ações que vão impactar diretamente na saúde financeira e nos resultados do negócio ou da associação,” comenta Cláudio Piomonte.

Outra dica é manter uma comunicação ativa com associados e comunidade para que eles conheçam e valorizem o trabalho desenvolvido pela associação no fortalecimento e recuperação do setor, trazendo vantagens, capacitações e benefícios exclusivos para quem faz parte e contribui com a entidade.

Assessoria

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.