Decreto torna uso de máscara facultativo em ambientes fechados na Paraíba e libera 100% do público em eventos

Decreto torna uso de máscara facultativo em ambientes fechados na Paraíba e libera 100% do público em eventos

Destaque Paraíba
Joaquim
7 de abril de 2022
33

O Governado da Paraíba divulgou um novo decreto com medidas de prevenção à covid-19 e facultou o uso de máscaras em municípios que tenha mais de 70% da população vacinada. O decreto também libera 100% de público em cinemas, teatros e circos e eventos esportivos a partir desta sexta-feira (8).

Veja o decreto na íntegra

O decreto considera os esforços no combate à pandemia da covid-19 e a progressão da cobertura vacinal, que “permitirá que esta nova união de esforços representada pelas medidas de proteção sanitária presentes neste decreto guiem a Paraíba na direção de dias melhores, possibilitando algumas flexibilizações para que se atenuem os efeitos socioeconômicos e culturais da pandemia”.

O texto cita que a cobertura de primeiras doses ultrapassa 85,19% e de segundas doses com mais de 79,07% da população do Estado, colocando a Paraíba entre os três Estados com maior índice de vacinação do Brasil.

A partir de 8 de abril, fica permitido o funcionamento, com 100% da ocupação, de cinemas, teatros, circos, eventos esportivos realizados em arenas e estádios (com apresentação do cartão de vacinação e comprovação do esquema vacinal completo), bem como eventos esportivos realizados em ginásios, que disponham de adequada circulação natural de ar, nos mesmos moldes das arenas. E ainda eventos sociais e corporativos e shows.

O uso de máscaras em espaços abertos em todo território estadual passa a ser facultativo, recomendando-se às pessoas que possuem comorbidades ou apresentem sintomas da covid-19 que mantenham a utilização.

Nos municípios em que o percentual de vacinação da população vacinável (acima de cinco anos), com duas doses ou dose única (imunizante Jansen), for superior a 70% fica facultado o uso de máscaras em ambientes fechados, recomendando-se às pessoas que possuem comorbidades ou que apresentem sintomas da Covid-19 que mantenham a utilização.

Os municípios poderão adotar medidas mais restritivas de acordo com a realidade sanitária local. Novas medidas poderão ser adotadas a qualquer momento em função do cenário epidemiológico estadual e nacional. A partir do dia 11 de abril de 2022 serão retomadas as atividades presenciais nos órgãos e entidades vinculadas ao Poder Executivo Estadual.

A Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia divulgará um cronograma de retorno das aulas presenciais na rede pública estadual no mês de abril.

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.