Detran: motoristas com CNH vencida não serão multados e comprovante de agendamento pode ser apresentado em blitz

Detran: motoristas com CNH vencida não serão multados e comprovante de agendamento pode ser apresentado em blitz

Destaque Paraíba
Joaquim
4 de setembro de 2020
61

O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Agamenon Vieira, informou, em entrevista ao ClickPB, que os motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida não estão sendo multados. Ele destacou que o comprovante de agendamento do Detran pode ser apresentado em caso de fiscalização.

Embora muitos serviços do Detran estejam disponíveis pela internet, como a emissão de boletos de IPVA e licenciamento por exemplo, em algumas situações ainda é necessário o atendimento presencial. Um motorista que precisa renovar a CNH, por exemplo, precisa ser avaliado por um oftalmologista. Para esse tipo de serviço, o Detran está funcionando das 7h30 às 13h30 atendendo apenas quem realizou o agendamento com antecedência.

Estão funcionando dessa forma 27 Ciretrans, 20 postos e as sedes do Detran em João Pessoa e Campina Grande. Apenas as agências das Casas da Cidadania permanecem fechadas. Os agendamentos podem ser feitos pelo site detran.pb.gov.br. Para tirar dúvidas, os usuários podem telefonar para (83) 3216-2540 ou enviar mensagem de Whatsapp para (83) 98845-2122.

Agamenon Vieira explicou que o Detran está atendendo a demanda reprimida de todo este período em que esteve fechado e, por isso, o agendamento pode demorar um pouco. Ele garantiu, porém, que os motoristas não precisam se preocupar. ”Se você conseguiu agendamento para outubro, por exemplo, e sua CNH venceu antes disso, você pode mostrar esse comprovante de agendamento em uma blitz, porque estamos em uma situação atípica”, afirmou.

O superintendente do Detran espera resolver toda a demanda reprimida até novembro e normalizar o atendimento. Ele ressaltou que as medidas sanitárias são levadas muito a sério pela instituição e, por isso, pessoas que não têm horário agendado não serão atendidas, para evitar formação de filas e aglomerações. A entrada de acompanhantes também não é permitida pelo mesmo motivo.

Outra medida de prevenção é que os atendimentos de oftalmologistas e psicólogos estão sendo realizados nos consultórios dos profissionais e não no Detran, misturado com os outros serviços.

Internet

Agamenon Vieira lembrou que o Departamento de Processamento de Dados do Detran vem disponibilizando cada vez mais serviços online, para que os usuários não precisem se deslocar até um posto.

No site é possível ter acesso a CNH digital e também ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), conhecido pelos motoristas como ”documento do carro”. O superintendente do Detran frisou que o CRLV não será mais emitido no papel verde, que já deixou de ser produzido pela Casa da Moeda. Agora os motoristas podem imprimir o documento em casa, em uma folha A4 comum, ou manter a versão digital em seus celulares.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.