Empresa de limpeza urbana injeta mais de 80 mil reais, na economia piancoense

Empresa de limpeza urbana injeta mais de 80 mil reais, na economia piancoense

Destaque Vale
Joaquim
1 de maio de 2021
39

Fundada em 2010, a Empresa de Limpeza Urbana(EMLURPE), genuinamente piancoense, responsável pela recebimento do lixo de várias cidades, injeta mensalmente, mais de 80 mil reais, em no comércio de Piancó.

A empresa que começou a funcionar em 2013, com apenas oito funcionários, uma esteira, uma prensa e outros poucos equipamentos, além de contratos com quatro prefeituras.

Atualmente possui 78 trabalhadores, mantém parceria com a Atrex(Associação de Trabalhadores de Reciclagem de Lixo), cinco galpões, cinco prensas e esteiras, cerca de quinze máquinas: tratores, caçambas, retro, enchedeiras e veículos, além de receber resíduos sólidos de 27 municípios, de diversas regiões do Estado e pagar salários que ultrapassam mais de 1.540 reais.

No local, funciona a central de tratamento de resíduos sólidos e lixo que chega, é feito uma triagem, separado, como: peti, pead(poli propileno de alta densidade) e pp(poli propileno), plásticos, papelão, alumínio, ferro, vidro, passa por um tratamento e encaminhado a uma célula ambiental adequada.

Existem ainda contêineres, transportando resíduos sólidos, para a unidade de transbordo de São José de Princesa, responsável pelo recebimento do lixo local, Tavares, Água Branca, Imaculada e Quixaba-PE, até Piancó.

Além de receber a poda de árvores de Piancó e transformá-la em adubo orgânico, para doações. A empresa estuda fabricar a produção do seu próprio combustível, através do plástico, para a manutenção da frota e até o final do ano cerca de 50 municípios, estarão deixarão seus lixo na Emlurpe.

Todo o material reciclado, contribui para a melhoria do ecossistema.

A empresa possui licença ambiental para funcionar e os órgãos de fiscalização, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Sudema, Ibama, Crea e Bombeiros, atuam rigorosamente na empresa.

 

Vale News PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.