Entidades de saúde da Paraíba alertam para ‘explosão’ de casos de Covid-19 e onda epidêmica mais grave

Entidades de saúde da Paraíba alertam para ‘explosão’ de casos de Covid-19 e onda epidêmica mais grave

Destaque Paraíba
Joaquim
23 de dezembro de 2020
53

Órgãos de saúde da Paraíba emitiram comunicado conjunto, nesta quarta-feira (23), alertando para uma onda epidêmica mais grave da Covid-19 no Estado. É possível que em janeiro ocorra uma explosão de casos, segundo as entidades.

De acordo com a nota, os hospitais públicos e privados estão atendendo no limite da sua capacidade e os profissionais de saúde encontram-se sob forte estresse e sinais de esgotamento.

“Não é hora para festas e aglomerações. Esperemos que a vacina chegue e a pandemia possa ser vencida”, dizem.

Leia:

‘Entidades de saúde alertam para onda epidêmica mais grave e recomendam que não haja aglomerações em festas de final de ano

 

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba, nos limites das suas atribuições, vem alertar que os números de infectados e de óbitos por Sars-Cov 2 estão aumentando consideravelmente no Estado. Com as festas de final de ano e o elevado risco de aglomerações decorrente, é possível que em janeiro ocorra uma explosão de novos casos e uma onda epidêmica mais grave do que a inicial.

Os hospitais públicos e privados estão atendendo no limite da sua capacidade e os profissionais de saúde encontram-se sob forte estresse e sinais de esgotamento, arriscando as suas vidas, adoecendo e morrendo para atender à população contaminada pela Covid-19.

Recomendamos fortemente que as orientações de segurança sanitárias sejam rigorosamente observadas: a lavagem frequente das mãos, o distanciamento social e o uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs). Além disso, os testes diagnósticos e leitos hospitalares devem ser oferecidos e estar facilmente disponíveis à população.

Nenhuma confraternização vale mais que uma vida e a dos nossos familiares e amigos pode depender da nossa decisão e atitude.

Não é hora para festas e aglomerações. Esperemos que a vacina chegue e a pandemia possa ser vencida.

 

João Pessoa, 23 de dezembro 2020

 

Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba

Associação Médica da Paraíba Sindicato dos Médicos da Paraíba

Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba

Sociedade Paraibana de Pneumologia

Sociedade Paraibana de Cardiologia

Sociedade Paraibana de Medicina Intensiva

Sociedade de Infectologia da Paraíba’

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.