Estudante paraibana é selecionada no programa Jovens Embaixadores dos EUA

Estudante paraibana é selecionada no programa Jovens Embaixadores dos EUA

Paraíba
Joaquim
11 de maio de 2021
23

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou na última sexta-feira (07), a relação de estudantes de escolas públicas brasileiras selecionados no Programa Jovens Embaixadores. Mais uma vez, a Paraíba teve um dos seus alunos selecionados: Noely Irineu Silva, de 18 anos, faz o terceiro ano do curso Integrado em Eletrônica, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa.

“Honestamente, eu ainda estou sem acreditar que irei representar meu estado nesse programa incrível. Receber a notícia da aprovação foi um mix de emoções, estou bastante feliz e realizada em saber que minha participação em iniciativas sociais para mudar minha comunidade e meu esforço em aprender inglês resultaram na aprovação de um sonho, apesar de todas as dificuldades durante a pandemia”, comentou Noely. A seleção contou com mais de 10 mil inscrições de estudantes de todo o Brasil, que concorriam a apenas 33 vagas.

A paraibana conta que se preparou para a seletiva estudando inglês através de um curso de idiomas, filmes, livros e músicas, além de ter participado de uma mentoria, realizada por jovens embaixadores de edições anteriores. “Porém o ponto mais importante em cada etapa da seleção foi ficar calma para conseguir me comunicar de forma clara e objetiva, principalmente quando tivemos a entrevista com os representantes da embaixada dos EUA em inglês”.

Por conta da pandemia da Covid-19, o programa teve que adotar o formato virtual. Neste ano, os jovens selecionados participarão de oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global, entre os dias 14 de junho e 13 de agosto. Noely acredita que a experiência irá contribuir para sua formação social e educacional, além de melhorar seu inglês. “Ainda, vai ajudar a aumentar a melhorar habilidades ligadas à liderança juvenil, comunicação e empreendedorismo/impacto social para ampliar minhas iniciativas na comunidade e também incentivar estudantes interessados no programa. Será uma experiência incrível de imersão na cultura americana e, ao mesmo tempo, compartilhando um pouco da cultura paraibana com outros jovens brasileiros e estadunidenses”.

Além de Jovem Embaixadora 2021, a estudante também foi aprovada em um curso de verão da universidade de Yale, nos Estados Unidos. O programa também é virtual e tem a participação de jovens de mais de 130 países. Noely passou para a sessão Solving Global Challenges (resolvendo desafios globais), com a bolsa de estudos Young Leaders (YL) ofertada pela universidade.

 

 

Wscom

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.