Fies vai reabrir inscrições para o segundo semestre de 2022 no dia 9 de agosto

Começam no próximo dia 9 de agosto as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o principal programa de crédito estudantil do país. Mantido e gerido pelo Ministério da Educação (MEC), ele pode financiar até 100% do valor de cursos superiores em faculdades e universidades privadas. Para este segundo semestre de 2022, ele vai ofertar cerca de 44,3 mil vagas em todo o país.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12, através do site do programa no Portal Acesso Único, do MEC. Para participar, o aluno deve ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com nota acima de 450 pontos e sem zero na redação. Ele também deve ter renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636.00)

A escala de financiamento do Fies varia entre 50% e 100%, conforme a renda familiar bruta do aluno, cujo período de pagamento pode ser maior que o dobro do tempo de graduação, com diminuição gradual das parcelas e renovação do financiamento a cada semestre letivo, até a formatura.

Documentos

A lista dos candidatos pré-aprovados sai no dia 16 de agosto. Em seguida, entre os dias 17 e 19, os convocados devem complementar as informações prestadas na inscrição.

Os candidatos classificados com base no número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. Os demais, que não forem pré-selecionados, serão automaticamente incluídos em uma lista de espera e podem ser convocados para preencher as vagas remanescentes do Fies. A lista de espera estará aberta entre 22 de agosto e 22 de setembro, e os concorrentes devem acompanhar sua eventual pré-seleção na página do Fies.

Confira mais informações através do sites. As unidades do Grupo Tiradentes mantêm ainda computadores disponíveis e equipes especializadas para orientar e tirar dúvidas dos interessados durante todo o período de inscrições, atendendo das 8h às 18h. Elas também colocam à disposição um número de Whatsapp para os interessados.

 

 

Terra

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.