FMI alerta para alta da inflação devido à guerra na Ucrânia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou em comunicado divulgado neste sábado (5), que além das perdas humanas causadas pela guerra na Ucrânia, o conflito tem causado uma pressão inflacionária adicional em diversos países. Na nota, o FMI (foto) menciona a alta nos preços de matérias-primas.

“Os choques de preços terão impacto em todo o mundo, especialmente nas famílias pobres para as quais alimentos e combustíveis representam uma proporção maior das despesas. Se o conflito aumentar, os danos econômicos seriam ainda mais devastadores”, diz um trecho do comunicado.

O fundo também sugere que os bancos centrais dos países fiquem atentos aos efeitos nos preços, para “calibrar as respostas apropriadas” nas políticas de juros. “A política fiscal precisará apoiar as famílias mais vulneráveis, para ajudar a compensar o aumento do custo de vida”, acrescenta.

 

O Antagonista

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.