Gatos ingressam com ação no TJPB contra condomínio em João Pessoa

Gatos ingressam com ação no TJPB contra condomínio em João Pessoa

Destaque Paraíba
Joaquim
10 de agosto de 2021
35

Vinte e dois gatos ingressaram no dia 4 de agosto com uma ação no Tribunal de Justiça da Paraíba, pleiteando obter indenização por danos morais (individuais e coletivos), bem como a tutela de urgência liminarmente, para que lhes seja garantido o direito à alimentação e à dessedentação em um condomínio de João Pessoa, no qual habitam há muitos anos.

De acordo com a ação, a administração condominial estaria proibindo moradores de servirem o mínimo (ração e água) assegurador da sobrevivência desses seres com dignidade.

Os animais são assistidos em juízo pelo Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas.

A matéria é polêmica, seja pelo fato de ter como autores animais, seres conscientes e sencientes, conforme comprovado cientificamente pela Declaração Sobre a Consciências em Animais Humanos e Não Humanos (Cambridge, 2012), seja pela obrigação atribuída pelo Código de Direito e Bem-Estar Animal da Paraíba (Lei n.° 11.140/18 – incisos I e II do § 3° do art. 7°) a todos os condomínios de assumirem a responsabilidade pela vida e saúde dos animais que estão nos prédios sob sua governança.

Como tem pedido liminar, o Judiciário paraibano deve se pronunciar. O síndico afirmou que a decisão foi tomada em convenção condominial e que só irá responder quando provocado pela Justiça.

 

 

Paraíba.com.br

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.