Governador destaca autonomia no sequenciamento genético da Covid-19, que passará a ser feito no Lacen-PB

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comemorou na tarde desta segunda-feira (9), o investimento em tecnologia para o sequenciamento genético da Covid-19 que deverá ter um novo equipamento instalado no Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) até dezembro. O investimento contará com recursos próprios do Tesouro Estadual e do Ministério,  em mais de R$ 1,5 milhão.

“Com este investimento, as amostras analisadas pelo laboratório paraibano não precisarão ser mais enviadas para os laboratórios de referência no Rio de Janeiro (RJ) e no Pará (PA). O equipamento pode identificar geneticamente outros micro-organismos, além do vírus SARS CoV2O”, disse o gestor em entrevista ao programa Conversa com o Governador.

Como acompanhou o ClickPB, o gestor explicou que com o investimento, a Paraíba terá autonomia para estar vigilante ao enfrentamento do vírus que já sofre diversas mutações desde que a pandemia chegou, em março do ano passado. “O novo equipamento para sequenciamento genético e o treinamento da equipe técnica do Lacen serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde”, explicou.

“Os números mostram o quanto já avançamos com a diminuição dos casos nos últimos meses. Estamos preparando o Lacen para que ele realize o sequenciamento genético, para que as amostras sejam analisadas com mais velocidade dentro do nosso estado, sem precisar de outros”, explicou.

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *