Hemocentro da Paraíba realiza coleta externa de sangue em Pombal no próximo dia 20

Hemocentro da Paraíba realiza coleta externa de sangue em Pombal no próximo dia 20

Paraíba
Joaquim
14 de abril de 2022
49

No próximo dia 20, o Hemocentro da Paraíba, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza uma coleta externa de sangue no município de Pombal, no Sertão paraibano. A ação solidária ocorrerá das 7h às 15h, no Hospital Regional de Pombal.

De acordo com a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, serão atendidas cerca de 150 pessoas. “A expectativa é mobilizar doadores da cidade de Pombal e todas as cidades circunvizinhas, a exemplo de São Domingos, Vista Serrana, Malta, Aparecida, Coremas e Paulista”, pontuou a diretora.

Para participar da coleta, o candidato à doação deverá fazer o agendamento prévio por meio do telefone (83) 99856-7040, que também é WhatsApp.

O objetivo do Hemocentro é reforçar o estoque de sangue atendendo com segurança os pedidos de unidades de saúde e hospitais, além de buscar atender aos futuros doadores de sangue da região.
Essa ação será levada a todos os municípios paraibanos que assim desejem receber a equipe do Hemocentro, sendo necessário a solicitação para a direção da instituição através do email institucional (hemocentrodaparaiba@yahoo.com.br).

QUEM PODE DOAR SANGUE — Os interessados em doar sangue precisam estar saudáveis, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Quem tem 16 e 17 anos deve estar acompanhado do responsável legal (pai ou mãe) e a primeira doação deve ser realizada antes dos 60 anos.

Também é necessário estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Para doar, o candidato também deve apresentar um documento original e oficial com foto e a carteira de vacinação contra a Covid-19.

Já o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para homens e de três meses para mulheres. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.