Homem morre à espera de leito após passar mais de 7 horas em ventilação manual, na Paraíba

Um idoso de 88 anos morreu nesta segunda-feira (15), aguardando um leito de UTI após passar mais de sete horas em ventilação manual, na Paraíba. O caso foi registrado em Lucena, na Grande João Pessoa.

Conforme apurou a reportagem do Notícia Paraíba, o idoso chegou à unidade de saúde na noite do último domingo (14), com um quadro de hipertensão, diabetes e asma, além de uma doença crônica pulmonar causada pelo tabagismo.

Segundo a equipe médica que atendeu o paciente, ele chegou com um quadro de insuficiência respiratória e com saturação de 60%. “Fizemos as medidas iniciais, mas a saturação continuou a cair, chegando a 28%, onde o paciente precisou ser intubado”, relatou a médica que atendeu o caso.

Foi a partir daí que os médicos começaram uma verdadeira batalha para salvar o idoso. A equipe tentou regular o paciente para um hospital com Unidade de Terapia Intensiva, mas nenhum hospital tinha leitos disponíveis. Além disso, na Unidade Mista de Saúde de Lucena não havia respirador e a ventilação precisou ser feita manualmente. Durante sete horas, os médicos, junto com a família do idoso, lutaram até o fim para respirar pelo paciente, se revezando entre as ventilações e orações para salvar a vida do homem.

Quando finalmente os médicos conseguiram estabilizar o paciente e uma Unidade de Suporte Básico (USA), para fazer a regulação, oito horas após a primeira tentativa, ele não resistiu e acabou morrendo.

A médica que preferiu mão se identificar lamentou a morte do idoso e disse se sentiu impotente diante da situação. “Todos os hospitais que ligamos estavam superlotados e sem ventiladores. Em um deles, a médica reguladora me informou que os únicos dois ventiladores disponíveis no hospital haviam quebrado pela manhã, e devido a isso, mais dois óbitos aconteceram. O sistema está em colapso. A saúde está um caos. Não há vagas, não há respiradores. Oro a Deus para que as pessoas se conscientizem da gravidade da situação e fiquem em casa, para que tudo isso passe logo” desabafou emocionada.

A irmã só idoso havia falecido há um dia e ele começou a ficar mal quando soube da notícia.

 

 

Notícia Paraíba

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *