Ibama detecta 287 hectares de área desmatada no bioma caatinga na Paraíba

Ibama detecta 287 hectares de área desmatada no bioma caatinga na Paraíba

Destaque Paraíba Policial
Joaquim
25 de novembro de 2020
37

O Ibama identificou 287,76 hectares de desmatamento ilegal no bioma da caatinga, na Paraíba. A área corresponde a 411 campos de futebol. O flagrante aconteceu durante a deflagração da Operação Mandacaru, realizada em sete municípios do estado. Doze pessoas foram autuadas pelo órgão e duas, notificadas. As multas aplicadas totalizam R$ 393 mil.

A operação aconteceu no período de 16 a 21 de novembro. Através de monitoramento remoto, com análise de imagens de satélites, o Ibama detectou indicativos de desmatamentos nas cidades de Arara, Assunção, Monteiro, São José dos Cordeiros, Prata, Sumé e Zabelê. Todas as áreas identificadas foram embargadas de imediato, para cessar o dano ambiental e assegurar a regeneração natural da vegetação nativa.

Segundo o superintendente do Ibama na Paraíba, Arthur Navarro, a caatinga abriga uma rica biodiversidade, que já é vulnerável, naturalmente, devido às estiagens. “Ela precisa ser protegida, conservada e utilizada de forma sustentável, para que continue a favorecer as condições de vida do povo nordestino, que dela necessita”, explicou.

Arthur Navarro também destacou que o Ibama monitora com atenção as alterações no bioma. “Realizamos constantemente ações para conter desmatamentos ilegais, propiciar a recuperação ambiental de áreas degradadas e estimular o uso sustentável dos recursos naturais”, acrescentou.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.