IFPB de Itaporanga emite nota após denuncias de professor acusado de assédio sexual a alunas

IFPB de Itaporanga emite nota após denuncias de professor acusado de assédio sexual a alunas

Destaque Vale
Joaquim
3 de setembro de 2023
145

A Direção-geral do Câmpus  do Instituto Federal de Itaporanga informou ao portal Central Vale Noticia  que está ciente e atuando a respeito de denúncias de assédio. Todo processo de apuração é tratado de modo investigador para garantir os direitos de defesa e preservar as vítimas.

O IFPB de Itaporanga trata todas as denúncias com seriedade e possui   regulamentação específica sobre assédio, Veja a nota.

 

NOTA OFICIAL

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Itaporanga, em respeito à Comunidade Acadêmica e à sociedade em geral e em cumprimento aos princípios constitucionais da administração pública, vem prestar os devidos esclarecimentos acerca da Nota de Repúdio publicada em rede social pelo Grêmio Estudantil Ariano Suassuna (GEAS) sobre denúncia de assédio, que veio a público no última dia 27 do corrente mês.

Destacamos que a Instituição está tomando todas as medidas administrativas cabíveis ao caso denunciado, assim como tem adotado providências sobre quaisquer outras práticas que são contrárias ao respeito preconizado e defendido, com muita veemência, pelos seus costumes, normativos e projetos que visam a transformação social dos seus discentes.

Reafirmamos o nosso inarredável compromisso de proteger esta mesma Comunidade Acadêmica, em especial os nossos jovens adolescentes, das mazelas que assolam a nossa sociedade em geral e que, infelizmente, chegam a se infiltrar nas instituições de ensino, razão pela qual manteremos sempre a promoção de eventos para discutir com os nossos discentes, servidores e demais colaboradores temas relacionados ao combate ao assédio e outras temáticas que visam manter um ambiente acadêmico saudável e livre desses infortúnios, proporcionando meios para a construção do conhecimento e para o aperfeiçoamento da cidadania, gerando uma sociedade mais sadia e humanitária, onde os direitos individuais e o respeito ao ser humano sejam plenamente preservados.

Asseveramos, também que o fato de um servidor público está sendo denunciado por estudantes, já com as devidas apurações por parte da instituição, é fruto da construção da consciência livre e formação cidadã que trabalhamos com a nossa comunidade.

Asseguramos, da mesma forma, que todos os casos que envolvam temáticas relacionadas a bullying, assédio (moral ou sexual) e/ou importunação serão duramente combatidos, diligentemente e com muita ênfase pela nossa instituição, sobretudo, quando envolvidos estudantes.

É oportuno registrar que o IFPB – Campus Itaporanga tem investido na capacitação dos membros – servidores e discentes – do Núcleo de Combate ao Assédio (NUCA), órgão que dá suporte e acolhimento aos nossos estudantes. E é esse Núcleo que, por meio de campanhas educativas, tem realizado palestras e debates que têm como objetivo conscientizar e encorajar nossos discentes para denunciar abusos e/ou excessos cometidos por servidores e funcionários. Também é oportuno registrar que é direito do denunciado o contraditório e a ampla defesa.

Com a convicção e a certeza de que o nosso bem maior e mais importante é o nosso corpo discente, nossos alunos, a Direção desta unidade de ensino repudia qualquer prática/postura de servidor ou qualquer outra pessoa que venha desrespeitar a integridade física e psíquica da Comunidade
PB-386, KM 2 – Itaporanga/PB – CEP: 58780-000
www.ifpb.edu.br/itaporanga

Acadêmica, em especial os nossos estudantes, não coadunando com nenhuma postura contrária a ética, a moral e o respeito à dignidade humana.

Itaporanga, 30 de agosto de 2023
Ridelson Farias de Sousa
DIRETOR GERAL DO IFPB – CAMPUS ITAPORANGA

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.