Inep divulga o resultado do Enem 2020

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi divulgado nesta segunda-feira, 29 de março. As notas podem ser acessadas pela Página do Participante.

Confira o resultado do Enem 2020

Foram divulgadas as notas dos estudantes que já concluíram o ensino médio. Os candidatos das demais séries, os chamados treineiros, só poderão acessar o resultado do Enem 2020 em maio.

O sistema apresenta problemas neste momento, com instabilidade relatada por estudantes de todo o país.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na última sexta-feira, 26 de março, que o resultado do Enem 2020 sairia hoje após às 18h. A Página do Participante pode ter caído por causa da grande quantidade de estudantes que tentaram acessá-la neste horário.

Como consultar o resultado?
Ao entrar na Página do Participante, a personagem Nanda lhe dará boas vindas e apresentará o ícone “Entrar com gov.br” para que você possa clicar e ser redirecionado ao login único do Governo Federal.

1- Na página do gov.br, informe seu CPF e clique em “avançar”.

2 – Na página seguinte, informe sua senha de acesso. Pronto! Você será redirecionado (a) novamente para a Página do Participante e poderá ver suas notas!

Recuperação de senha
Desde que o gov.br passou a ser utilizado com login para o Enem, a recuperação de senha dos participantes mudou. Caso queira recuperar seu acesso, siga os passos abaixo:

1- Quando tiver informado o CPF em gov.br e clicado em avançar, aparecerá o campo de colocar a senha. Então, clique em “Esqueci minha senha”.

2 – Abrirá uma página de recuperação de senha, local em que você terá que marcar a opção “Não sou um robô” e clicar em avançar.

Em seguida, o portal dará algumas opções para que uma nova senha seja gerada:

Validação facial no aplicativo Meu gov.br: para usuários que tenham título de eleitor ou CNH
Bancos credenciados: autenticação de seu banco
E-mail: envio de código de acesso para o e-mail cadastrado
Celular: envio de código de acesso para o seu celular cadastrado
Internet Banking: um passo-a-passo de recuperação próprio pelo internet banking.
Basta escolher a sua opção e redefinir a senha! Com a senha redefinida, faça o login no gov.br e seja redirecionado para a Página do Participante.

Como posso usar a nota do Enem 2020?
A nota do Enem 2020 pode ser usada de algumas formas, confira:

SiSU

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 serão recebidas de 6 a 9 de abril, gratuitamente. A seleção utilizará as notas do Enem 2020 como ingresso para mais de 209 mil vagas em cursos superiores de instituições públicas. O resultado sairá em 13 de abril.

ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um projeto que utiliza o Enem para conceder bolsas de estudos de 100% e 50% para em cursos superiores. É preciso ter média de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Há a exigência de renda máxima de 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e de até 3 salários mínimos para as parciais, além de critérios de escolaridade.

A edição do primeiro semestre já foi realizada, mas você poderá utilizar sua nota do Enem 2020 no ProUni 2021 do segundo semestre, logo após o SiSU.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento que também seleciona estudantes pelo Enem. A primeira edição de 2021 foi em janeiro/fevereiro e aproveitou as notas de 2020 do exame, mas os candidatos poderão concorrer às oportunidades do segundo semestre com o Enem 2020.

Os candidatos poderão utilizar qualquer edição do Enem de 2010 a 2020 para o Fies 2021/2. É necessário ter média de 450 pontos e nota acima de zero na redação, assim como renda máxima de três salários mínimos por pessoa da família.

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *