Inep divulga o resultado do Enem 2020

Inep divulga o resultado do Enem 2020

Brasil Destaque
Joaquim
30 de março de 2021
55

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi divulgado nesta segunda-feira, 29 de março. As notas podem ser acessadas pela Página do Participante.

Confira o resultado do Enem 2020

Foram divulgadas as notas dos estudantes que já concluíram o ensino médio. Os candidatos das demais séries, os chamados treineiros, só poderão acessar o resultado do Enem 2020 em maio.

O sistema apresenta problemas neste momento, com instabilidade relatada por estudantes de todo o país.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na última sexta-feira, 26 de março, que o resultado do Enem 2020 sairia hoje após às 18h. A Página do Participante pode ter caído por causa da grande quantidade de estudantes que tentaram acessá-la neste horário.

Como consultar o resultado?
Ao entrar na Página do Participante, a personagem Nanda lhe dará boas vindas e apresentará o ícone “Entrar com gov.br” para que você possa clicar e ser redirecionado ao login único do Governo Federal.

1- Na página do gov.br, informe seu CPF e clique em “avançar”.

2 – Na página seguinte, informe sua senha de acesso. Pronto! Você será redirecionado (a) novamente para a Página do Participante e poderá ver suas notas!

Recuperação de senha
Desde que o gov.br passou a ser utilizado com login para o Enem, a recuperação de senha dos participantes mudou. Caso queira recuperar seu acesso, siga os passos abaixo:

1- Quando tiver informado o CPF em gov.br e clicado em avançar, aparecerá o campo de colocar a senha. Então, clique em “Esqueci minha senha”.

2 – Abrirá uma página de recuperação de senha, local em que você terá que marcar a opção “Não sou um robô” e clicar em avançar.

Em seguida, o portal dará algumas opções para que uma nova senha seja gerada:

Validação facial no aplicativo Meu gov.br: para usuários que tenham título de eleitor ou CNH
Bancos credenciados: autenticação de seu banco
E-mail: envio de código de acesso para o e-mail cadastrado
Celular: envio de código de acesso para o seu celular cadastrado
Internet Banking: um passo-a-passo de recuperação próprio pelo internet banking.
Basta escolher a sua opção e redefinir a senha! Com a senha redefinida, faça o login no gov.br e seja redirecionado para a Página do Participante.

Como posso usar a nota do Enem 2020?
A nota do Enem 2020 pode ser usada de algumas formas, confira:

SiSU

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 serão recebidas de 6 a 9 de abril, gratuitamente. A seleção utilizará as notas do Enem 2020 como ingresso para mais de 209 mil vagas em cursos superiores de instituições públicas. O resultado sairá em 13 de abril.

ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um projeto que utiliza o Enem para conceder bolsas de estudos de 100% e 50% para em cursos superiores. É preciso ter média de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Há a exigência de renda máxima de 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e de até 3 salários mínimos para as parciais, além de critérios de escolaridade.

A edição do primeiro semestre já foi realizada, mas você poderá utilizar sua nota do Enem 2020 no ProUni 2021 do segundo semestre, logo após o SiSU.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa de financiamento que também seleciona estudantes pelo Enem. A primeira edição de 2021 foi em janeiro/fevereiro e aproveitou as notas de 2020 do exame, mas os candidatos poderão concorrer às oportunidades do segundo semestre com o Enem 2020.

Os candidatos poderão utilizar qualquer edição do Enem de 2010 a 2020 para o Fies 2021/2. É necessário ter média de 450 pontos e nota acima de zero na redação, assim como renda máxima de três salários mínimos por pessoa da família.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.