João Pessoa é a cidade bem mais colocada no Nordeste no Ranking de Competitividade dos Municípios

João Pessoa é a cidade mais bem colocada na Região Nordeste, aparecendo na 70ª colocação, no Ranking de Competitividade dos Municípios 2020, de acordo com os dados do Centro de Liderança Pública (CLP). A instituição avaliou 405 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes.

A capital paraibana tem nota geral de 53.98, ficando em primeiro lugar no Nordeste. No indicador Instituição, o pilar funcionamento da máquina pública obtém nota 74,80, com média superior ao do Estado (59,88), ao Nordeste (63,30) e Brasil (66,24). Enquanto no Sociedade, o saneamento básico se destaca e recebe nota de 91,13, também maior do que as médias superiores. Já no Economia, as telecomunicações têm nota maior e atinge 52,14 conforme a edição de 2020.

Sociedade

 

Instituições

Economia

O levantamento apresenta os resultados detalhados da edição de 2020 com avaliação de 405 municípios do País com mais de 80 mil habitantes. Esse Ranking é composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e 3 dimensões, como o ClickPB apurou.

De acordo com os organizadores, a pesquisa é fruto de ampla reflexão de temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil. Entre os temas estão Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Em segundo lugar no Nordeste aparece Recife (PE), na 100ª posição. Na sequência, aparecem duas cidades do Ceará e uma do Piauí: Sobral, Fortaleza e Teresina, nas 121ª, 153ª e 182ª colocações, respectivamente.

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *