Manifestações contra e a favor de Bolsonaro ocorrem em várias regiões da Paraíba; confira o resumo

Manifestações contra e a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aconteceram nesta terça-feira, feriado de 7 de setembro, em municípios do Litoral, Agreste e Sertão da Paraíba. Em João Pessoa, os dois grupos tiveram como concentração o mesmo espaço, localizado na Orla da Capital. Carreatas também foram registradas na Praça da Independência, Praça das Muriçocas, entre outros locais. (confira a cronologia do Portal Paraíba no final da matéria)

Contra Bolsonaro

Pela manhã, movimentos sindicais, partidos políticos e população em geral se reuniram, desde às 9h, onde realizam a 27ª edição do ‘Grito dos Excluídos’. Por volta das 10h30, os manifestantes saíram pela Avenida Epitácio Pessoa, em caminhada, em direção ao Busto de Tamandaré. Uma carreta também acompanhou o ato.

De acordo com a organização, o ato foi realizado em favor da igualdade, acesso à alimentação e moradia, em defesa da democracia e dos direitos humanos. Uma estimativa de 5 mil pessoas comparecem as manifestações.

Ela é intitulada como Grito dos Excluídos, para cobrar o direito à igualdade de toda população. O movimento existe desde 1995, sob a organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e reúne movimentos sociais e sindicais, pastorais religiosas, coletivos e frentes populares.

Pró-Bolsonaro

As manifestações pró-Bolsonaro aconteceram em cidades como João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Campina Grande e Sertão. Um grupo começou a se concentrar às 9h desta terça-feira (7), no Busto de Tamandaré. Em razão do outro ato da esquerda, a Polícia Militar teve que dispersa-los. De forma simultânea, uma carreata foi organizada no Marco Zero da Transamazônica, em Cabedelo com destino a Santa Rita.

Por volta das 15h, todos os grupos se reuniram e saíram em direção ao Busto de Tamandaré. Eles chegaram a bloquear parcialmente a principal via de aceso da Capital. As pessoas que participavam do ato vestiam roupas nas cores verdes e amarelas e seguravam bandeiras do Brasil. Segundo a organização do evento, houve aproximadamente 20 mil pessoas no ato.

Em Campina Grande, a concentração aconteceu na avenida Brasília, de onde partiram em motocicletas e carros ornamentados com bandeiras do Brasil. Parte dos manifestantes também caminharam pelas margens do Açude Velho, onde uma bandeira de quase 3 mil metros foi colocada. Também houve registro da mobilização no bairro da Liberdade.

CONFIRA O RESUMO COMPLETO DO PORTAL PARAÍBA COM IMAGENS E VÍDEOS:

Às 9h20 – Teve inicio, em João Pessoa, a 27ª edição da manifestação popular do ‘Grito dos Excluídos’, que ocorre nesta terça-feira (7), dia da Independência do Brasil. A concentração ocorre na Praça das Muriçocas, e percorrerá a Avenida Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré.

Às 10h33 – Manifestantes começam a deixar o local de concentração na Praça das Muriçocas e começam a marchar rumo ao Busto de Tamandaré.

Às 10h45 – Manifestação ordeira e pacifica. Essa foi a bandeira defendida pelo presidente estadual do PSOL, Tárcio Teixeira, e o deputado estadual, Anísio Maia (PT), após a confirmação de que a marcha do ‘Grito dos Excluídos’ está se deslocando para o Busto de Tamandaré. Na Orla, grupos pró-Bolsonaro realizam atos. (veja imagens abaixo)

Imagem reprodução – Tárcio Teixeira
Imagem reprodução – Tárcio Teixeira

Às 10h56 – A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) está atuando para não ocorrer confrontos. A informação é do comandante-geral, Euller Chaves, durante entrevista exclusiva ao Sistema Arapuan de Comunicação. Neste momento, agentes estão dispersando pessoas dos movimentos pró-Bolsonaro no Busto de Tamandaré para que, os grupos contra, possam de forma ordeira e pacifica realizar manifestações no local.

Às 11h33 – Grito dos Excluídos chega ao Busto de Tamandaré. Manifestantes já estão na Orla de João Pessoa onde, neste momento, políticos iniciam discursos. A Polícia Militar garantiu a ordem e dispersou pessoas pró-Bolsonaro que estão no local.

Às 11h50 – Manifestantes do Grito dos Excluídos se organizam na Orla de João Pessoa. (veja imagem abaixo)

Imagem reprodução – (Foto: Sistema Arapuan de Comunicação)
Imagem reprodução – Grito dos Excluídos acontece no Busto de Tamandaré

Às 12h21 – Fim dos protestos do Grito dos Excluídos – Coronel Euller Chaves faz balanço: “Graças a Deus zero ocorrência, a paz reina na Paraíba. Aqui no Busto, mesmo com sentimento de mais contenda, não há ocorrências, da mesma forma em Campina Grande. Vamos acompanhar agora os movimentos da direita durante a tarde, dando o suporte necessário para esse momento de civilidade e cidadania”.

Imagem reprodução – (Foto: Repórter Águia/Sistema Arapuan de Comunicação)

MANIFESTAÇÕES PRÓ-BOLSONARO

Às 14h50 – Manifestantes pró-Bolsonaro saíram às ruas na tarde desta terça-feira (7), dia em que é comemorado a Independência do Brasil, e tomaram às ruas da principal Avenida da Capital paraibana. O ato a favor do presidente da República, agora segue em direção ao Busto de Tamandaré. (veja vídeo abaixo)

Às 14h55 – Os movimentos também começaram em Campina Grande, no Agreste do Estado. No Açude Velho, palco da concentração dos apoiadores, uma bandeira verde e amarelo, com quase 3 mil metros segundo os organizadores, foi estendida. (confira na imagem abaixo)

Atos a favor do presidente Bolsonaro são iniciados em Campina Grande
Atos a favor do presidente Bolsonaro são iniciados em Campina Grande

Às 16h05 – Vários manifestantes já estão concentrados no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. (veja imagem abaixo)

Apoiadores do presidente se concentram no Busto de Tamandaré, em João Pessoa

Às 16h45 – Apoiadores do presidente da República já tomam grande do parte do local destinado pela Polícia Militar para a concentração. (veja vídeo abaixo)

Às 17h30 – Políticos e líderes de movimentos a favor do presidente Jair Bolsonaro fazem discurso no Busto de Tamandaré. A organização estima que aproximadamente 20 mil pessoenses estiveram no local (veja vídeo abaixo)

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *