Meteoro é filmado no céu de Piancó

Uma câmera de vídeo registrou o exato momento que um meteoro brilhante do tipo bólido rasgou os céus de Piancó.
O registro ocorreu por volta das 18:55:15hs, deste sábado(28), na zona urbana da cidade e foi captado pela câmera do Clima ao Vivo do entusiasta de assuntos astronômicos Eduart Brito de Caldas.
O objeto foi visto em algumas cidades nordestinas entre elas, Piancó, Serra Branca, Princesa Isabel-PB, Floresta e Salgueiro-PE, Várzea Nova e Lajedinho-BA, além de Pena Forte e Juazeiro do Norte-CE.
A Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), que monitora os fenômenos no Brasil, informou que o clarão foi provocado por um grande bólido iluminando a divisa entre os estados de Pernambuco e Paraíba.

Análises
Segundo a Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), esse registro é um bólido: meteoro muito luminoso que finaliza com uma explosão. Há chance de ter deixado meteoritos em solo.
Trajetória
De acordo com os cálculos da Bramon, o meteoroide chegou na atmosfera em um ângulo de 35,33°, em comparação ao solo e o brilho iniciou-se a 67,3 km de altitude sobre o Piauí, mas especificamente na Zona Rural de Pimenteiras. Continuo a 60,2 mil km/h, movendo 74,7 km em 4,5 segundos e some a 24,1 km de altitude também no Piauí, na cidade de Lagoa do Sítio.

 

Vale News PB
Colaboração: Eduart Brito de Caldas
Fonte: Uol

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *