Ministério da Agricultura decreta emergência zoossanitária após casos de gripe aviária no país

Ministério da Agricultura decreta emergência zoossanitária após casos de gripe aviária no país

Brasil
Joaquim
23 de maio de 2023
96

O Ministério de Agricultura e Pecuária declarou nesta segunda-feira, 22,  emergência zoossanitária em todo o Brasil por 180 dias. A medida ocorre após o surgimento de casos da doença no país e foi publicado no Diário Oficial da União.

O vírus influenza aviária H5N1 foi detectado em aves silvestres no país. “A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais.

Todos esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”, disse o ministro Carlos Fávaro.

Segundo a pasta, o vírus possui alta patogenicidade. Isso significa que ele pode causar alterações nos organismos dos infectados. O órgão também confirmou mais três casos positivos da doença em animais silvestres, mas nenhum em humanos.

De acordo com a pasta, os três casos estavam sendo investigados desde a semana passada no Espírito Santo. No total, são oito casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro. A pasta alerta para que a população que não recolham as aves que encontrarem doentes ou mortas e acione o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe.

 

 

 

Jovem Pan

 

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.