Ministério da Saúde é alvo de novo ataque de hackers

O Ministério da Saúde sofreu um novo ataque hacker entre o final desse domingo (12) e madrugada desta segunda-feira (13). A informação foi confirmada no início da noite pelo próprio ministro Marcelo Queiroga, após ser negada ao longo da tarde pelo governo.

Por conta dos ataques, dados de usuários do sistema Conecte SUS ficaram inacessíveis e dificultaram o processo de vacinação em algumas localidades do país.

Inicialmente, ao omitir o segundo ataque, a pasta divulgou nota afirmando que o DATASUS realizava “manutenção preventiva na rede interna”. Agora, mesmo dizendo que a segunda ação teve um impacto menor, Queiroga admitiu que, na verdade, o ministério atuava para “recuperar” sistemas internos.

“São duas coisas diferentes. Aquele primeiro ataque não foi um ataque ao Ministério da Saúde, aquilo foi a nível da Embratel, né? E felizmente, os dados não foram comprometidos. Em relação a esse [segundo ataque], foi algo de menor monta e estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível”, disse Marcelo Queiroga.

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.