Município de Catingueira é contemplada com a instalação de 31 módulos sanitários

Município de Catingueira é contemplada com a instalação de 31 módulos sanitários

Destaque Vale
Joaquim
26 de dezembro de 2023
28

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Catingueira e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 31 módulos sanitários serão instalados no município, beneficiando famílias da zona rural.

O Prefeito de Catingueira, Suélio Felix, acompanhado do Secretário de Infraestrutura (Valdecy Cardoso, do Secretário de Agricultura (Lindoelson Lucena) e da Secretária de Administração (Adenilia Vilas Boas), se reuniu na tarde da última terça-feira (12), com representantes da empresa, onde foi assinado o termo de cooperação técnica.

O Prefeito Suélio Felix destacou que o módulo sanitário é uma grande alternativa para famílias que residem em localidades com pouca disponibilidade de água.

As famílias serão selecionadas observando critérios como residências localizadas em áreas de escassez hídrica, com esgotamento sanitário precário e condições de pobreza e vulnerabilidade social.

O módulo sanitário por desidratação é uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto e dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção de dejetos. O equipamento não requer instalações hidráulicas, necessitando apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos.

O funcionamento do módulo é por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume em 90% dos resíduos fecais. O descarte do resíduo fecal pode ser feito uma vez por mês pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueada na base do módulo. O tratamento da urina é por infiltração no solo.

Vale News PB

Fonte: Assessoria

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.