Número de óbitos maternos decorrentes da Covid-19 cresce 53% em 2021 na Paraíba

O número de óbitos maternos decorrentes da Covid-19 já apresenta um aumento de 53% em 2021 na Paraíba. Os dados obtidos pelo ClickPB são do Comitê de Redução e Controle da Mortalidade Materna na Paraíba e revelam que em menos de cinco meses, 15 grávidas perderam suas vidas para o vírus. Segundo os dados, no ano passado foram 10 mortes maternas durante todo o ano. Se os números seguirem nesse ritmo, o ano de 2021 poderá ser um dos com maiores índices de mortes de grávidas no estado.

Em entrevista ao ClickPB, o coordenador do Comitê, o médico genecologista Eduardo Sérgio, explicou que a situação é considerada grave, uma vez que os dados epidemiológicos têm demonstrado, a gestação associada ao Covid-19 com risco de vida para as gestantes. Ele destacou diversos estudos que revelam a preocupação e uma recomendação que deve ser publicada para barrar o aumento de mortes de grávidas no estado.

Entre as recomendações, está a orientação para que as mulheres evitem engravidar durante o período de pandemia, reforçar os serviços que disponibilizem os métodos contraceptivos, cuidados pré-natais devem ser assegurados, incluindo consultas, exames e vacinas, conforme protocolos assistenciais vigentes do Ministério da Saúde, com todos os cuidados gerais para evitar a contaminação com o Coronavírus.

Além disso, o documento sugere ainda, que os hospitais e maternidades evitem aglomerações no parto, como visitas no pós-parto e, durante toda a internação, mantendo a presença de apenas um acompanhante, a vacinação contra Covid-19 para todas as gestantes e puérperas, o aumento no número de leitos de UTI para esse grupo, bem como a garantia ao afastamento do trabalho e, entre os médicos, o adequado preenchimento das DO para os casos do vírus.

Conforme apurou o ClickPB, ao acessar os dados da Secretaria de Saúde, expostos no Sistema de Imunização do Ministério da Saúde, a vacinação de grávidas e puérperas já imunizou 3.622 pessoas na Paraíba com a primeira dose até essa quarta-feira (9) na Paraíba.

Saiba mais:

Após suspensão da Astrazeneca, vacinação de gestantes segue com imunizante da Pfizer na Paraíba

 

 

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *