colegio mesquita

O que mudou no WhatsApp: esconder online, reações, recuperar mensagem apagada e mais

O que mudou no WhatsApp: esconder online, reações, recuperar mensagem apagada e mais

Brasil
Joaquim
25 de dezembro de 2022
3

Em 2022, o WhatsApp fez grandes alterações no app e entregou novidades que muitas pessoas cobravam há muito tempo: enquetes, reações em mensagens e a possibilidade de esconder o “online” de seus contatos agitaram a internet.

Mas também teve polêmica. O anúncio do lançamento do “WhatsApp Comunidades”, função que agrega grupos com milhares de pessoas gerou preocupação em um ano marcado pelas eleições. A empresa garantiu que não lançaria esse recurso antes de 2023.

Relembre abaixo os principais recursos do WhatsApp lançados em 2022:

Acelerar reprodução de áudios

WhatsApp tem novos recursos para quem usa mensagens de áudio no aplicativo — Foto: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp tem novos recursos para quem usa mensagens de áudio no aplicativo — Foto: Divulgação/WhatsApp

 

Uma das novidades mais aguardadas, enfim, foi oficializada em 2022: a reprodução acelerada de áudios. A solução permitiu aumentar em 1,5x ou 2x a velocidade no app, para “driblar” os áudios gigantes.

O WhatsApp apresentou outras melhorias em áudios:

  • Reprodução fora da conversa: permite ouvir a mensagem de voz mesmo sem que a conversa esteja aberta;
  • Pausar/retomar a gravação: o aplicativo permite pausar uma gravação de áudio a qualquer momento e retomar em seguida;
  • Visualização em forma de onda: mostra uma representação visual do som na mensagem;
  • Prévia da gravação: permite ouvir as mensagens antes de enviar;
  • Retomar a reprodução: quando estiver escutando uma mensagem e quiser pausá-la, é possível retomar do ponto onde foi interrompido.

‘WhatsApp Comunidades’

WhatsApp Comunidades deve chegar ao Brasil apenas em 2023  — Foto: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp Comunidades deve chegar ao Brasil apenas em 2023 — Foto: Divulgação/WhatsApp

 

O WhatsApp Comunidades permite reunir vários grupos em um espaço compartilhado, para que administradores enviem mensagens/avisos a milhares de pessoas ao mesmo tempo.

O objetivo da ferramenta é atender pequenos grupos com o mesmo interesse, como escolas, membros de congregações religiosa, moradores de um mesmo condomínio ou até mesmo empresas.

Em maio, o WhatsApp respondeu ao Ministério Público Federal de São Paulo que a implementação da ferramenta não tinha data definida. Em ofício encaminhado por um grupo de advogados ao MPF-SP, a empresa disse que “decidiu implementar essa funcionalidade somente após eventual segundo turno das eleições de 2022”.

Depois, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recomendou que a empresa lançasse o Comunidades apenas em janeiro de 2023.

Ainda não há data para o lançamento no Brasil.

Reações em mensagens

Em abril, Mark Zuckerberg, presidente-executivo da Meta, anunciou que os usuários poderiam reagir a mensagens com emojis. O recurso chegou limitado só com estas figurinhas: 👍❤️😂😮😢🙏. Mas, em seguida, ganhou suporte a quase 4 mil ícones.

Da mesma forma que as mensagens e as chamadas de áudio/vídeo, as reações são protegidas com criptografia de ponta a ponta. Isso significa que ninguém fora da conversa, nem mesmo o WhatsApp, podem ter acesso ao conteúdo.

Chamada com até 32 pessoas

WhatsApp libera chamadas de voz com até 32 pessoas — Foto: Divulgação
WhatsApp libera chamadas de voz com até 32 pessoas — Foto: Divulgação

 

O pacote anunciado em abril também contemplava uma alteração no limite máximo de participantes em chamadas em grupos. A partir de 2022, os usuários começaram a fazer ligações com até 32 pessoas ao mesmo tempo.

Até então, a capacidade máxima para chamadas de voz era de 8 participantes. O WhatsApp também modificou o visual da tela para facilitar a conversa entre várias pessoas.

Assistente virtual do TSE

Criado em 2020 para as eleições municipais, o assistente virtual (chatbot) “Tira-Dúvidas do TSE” ganhou 16 tópicos sobre as eleições deste ano.

Entre eles estão orientações sobre como tirar ou regularizar o título de eleitor e como verificar o local de votação, além de informações sobre datas do calendário eleitoral.

Limite para reencaminhamento de mensagens

No início do ano, o WhatsApp anunciou um limite de mensagens reencaminhadas. Segundo a empresa, um conteúdo que tenha sido recebido por encaminhamento só poderá ser repassado para um grupo por vez dentro do aplicativo.

Antes, era possível que essa mensagem fosse retransmitida para até cinco contatos ou grupos num mesmo momento.

A decisão tem como objetivo reduzir “significativamente a disseminação de desinformação que possa ser prejudicial nos grupos”, explicou a plataforma na época.

‘Saída silenciosa’ de grupos

WhatsApp anuncia novas medidas de privacidade  — Foto: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp anuncia novas medidas de privacidade — Foto: Divulgação/WhatsApp

 

Outra novidade que repercutiu em 2022 foi a de permitir uma “saída silenciosa” dos grupos. Ao optar por deixar um grupo, a configuração permite que você notifique apenas os administradores, evitando que sua saída apareça para todos os integrantes.

Essa ferramenta já entrou em funcionamento e não é preciso ativar nada para usá-la.

Esconder que está online

Um dos recursos mais aguardados pelos usuários do WhatsApp no Brasil enfim foi liberado: a possibilidade de esconder o status “online” ao abrir o aplicativo. A novidade foi anunciada em agosto e disponibilizada para todo mundo em novembro, permitindo maior privacidade e controle sobre sua disponibilidade no aplicativo.

Veja como ocultar o “online” da sua conta do WhatsApp:

  1. Selecione “Privacidade”;
  2. Escolha quem pode ver o “visto por último” (“Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”);
  3. Escolha quem pode ver o “online” (todos ou a mesma opção escolhida no “visto por último”).

Apagar mensagens para todos até dois dias

Recurso 'Apagar para todos' no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp
Recurso ‘Apagar para todos’ no WhatsApp — Foto: Reprodução/WhatsApp

 

O WhatsApp também permitiu que os usuários apaguem mensagens para todas as pessoas nas conversas até dois dias depois do envio.

Antes disso, a pessoa tinha o limite de exatamente uma hora, oito minutos e 16 segundos para desistir dos conteúdos enviados. Esse recurso de deletar mensagens foi introduzido em 2017, quando o limite era de apenas sete minutos após o envio.

Para apagar uma mensagem, é preciso segurar o dedo no conteúdo enviado para selecioná-lo. No topo da tela, clique no ícone da lixeira e selecione a opção que prefere: “apagar para mim” ou “apagar para todos”.

Links de chamadas compartilháveis

Recurso de links de chamadas compartilháveis — Foto: WhatsApp/ Divulgação
Recurso de links de chamadas compartilháveis — Foto: WhatsApp/ Divulgação

 

Em setembro, o WhatsApp lançou uma funcionalidade chamada “Links de Chamada”, que facilita o início e a participação em chamadas de áudio e vídeo.

Para usar o recurso, basta acessar a opção “Links de Chamada” na aba “Chamadas” no aplicativo. Depois de criar o link, basta compartilhá-lo com amigos e familiares para que eles possam participar da videochamada.

Enquetes

Função de enquetes disponível no WhatsApp — Foto: Reprodução
Função de enquetes disponível no WhatsApp — Foto: Reprodução

 

Já disponível no Telegram desde 2018, o WhatsApp ganhou as enquetes em 2022. O recurso pode ser utilizado em grupos e em chats individuais e, além disso, permite verificar todos os votos registrados e os nomes de quem participou.

Como criar enquetes no WhatsApp:

  1. Acesse uma conversa ou grupo no WhatsApp;
  2. No Android, clique na opção de anexo (ícone de clipe). No iPhone, toque no botão de mais;
  3. Toque em “Enquete”;
  4. Adicione uma pergunta e, em seguida, as opções a serem votadas;
  5. Depois, toque em “Enviar”.

Recurso para localizar lojas e comprar produtos

A Meta anunciou em 2022 o “Guia de Negócios”, recurso para encontrar estabelecimentos, conversar com lojistas e fechar compras diretamente pelo aplicativo de mensagens. A empresa disse que o Brasil foi o primeiro país a ganhar a jornada integral no WhatsApp.

A Meta disse que o pagamento será feito diretamente no app e a empresa já iniciou testes com as adquirentes Rede, Cielo, Getnet, Mercado Pago e Fiserv, permitindo ao consumidor realizar as compras utilizando cartão de débito ou crédito.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas para usuários de Android. Não há previsão para o lançado no iPhone (iOS).

Atalho para conversar com você mesmo

Como conversar com você mesmo no WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp
Como conversar com você mesmo no WhatsApp — Foto: Divulgação/WhatsApp

 

Outra funcionalidade muito aguardada foi o atalho na lista de contatos para permitir que usuários conversem consigo mesmos no Android e no iPhone (iOS). Até então, uma das formas usadas para isso era criar grupos e então remover os contatos adicionados.

“Essa funcionalidade traz a conveniência de poder enviar notas para sua lista de tarefas, lembretes, listas de compras e qualquer outra anotação que o usuário queira ter acesso facilmente, na palma da sua mão, no aplicativo que ele já usa com frequência”, disse o WhatsApp.

Veja a nova forma de conversar com você mesmo no WhatsApp:

  1. Na tela inicial, crie uma nova conversa com o ícone no canto inferior direito;
  2. Caso seu aplicativo esteja atualizado, sua foto aparecerá no topo da lista de contatos;
  3. Clique no seu nome e comece a enviar mensagens.

Criar e usar avatar

WhatsApp libera recurso para usuários criarem seus próprios avatares — Foto: Divulgação/WhatsApp
WhatsApp libera recurso para usuários criarem seus próprios avatares — Foto: Divulgação/WhatsApp

 

O app de mensagens liberou um recurso para criar um avatar e usá-lo como foto de perfil. O personagem virtual ainda pode ser enviado nas conversas como parte de um pacote de 36 figurinhas disponíveis.

A função permite definir tom de pele, estilo de cabelo, características faciais, roupas e mais detalhes, como brinco, acessórios para cabeça, piercings e batons. O visual dos avatares do WhatsApp é semelhante aos do Facebook/Instagram, mas, por enquanto, não é possível integrá-los entre as plataformas.

  1. Na tela inicial do aplicativo, se você usa Android, toque no ícone ⋮ (Mais opções). Usuários de iPhone podem ir em “Configurações”;
  2. No topo, toque em “Avatar”;
  3. Depois, “Criar avatar”;
  4. Siga as etapas na tela para criar seu personagem e, então, toque em “OK”.

Recuperar mensagens apagadas

WhatsApp permite recuperar mensagens apagadas por engano; veja como usar  — Foto: Rerpdoução
WhatsApp permite recuperar mensagens apagadas por engano; veja como usar — Foto: Rerpdoução

 

No fim de 2022, o WhatsApp anunciou que os usuários podem desfazer a exclusão de mensagens no aplicativo. O recurso chega para ajudar pessoas que queriam apagar um conteúdo para todos em um grupo, mas que acabou tocando em “apagar para mim” por engano. Veja como usar:

  1. Depois de enviar uma mensagem, pressione o dedo nela e então toque em “Apagar”;
  2. Após tocar em “Apagar para mim” sem querer, toque em “Desfazer”;
  3. Feito isso, o texto voltará ao chat;
  4. Então, toque em “Apagar para todos”, caso queira excluir para todo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.