Oito municípios do Vale do Piancó estão aptos a aderir ao programa Médicos pelo Brasil

Pelo menos oito municípios do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, estão aptos a aderir ao programa Médicos pelo Brasil, do Ministério da Saúde, para reforçar o SUS. O número representa mais de 44% das cidades da região.

As localidades foram escolhidas levando em consideração a alta vulnerabilidade e o fato de vários estarem em áreas rurais remotas. Os gestores de saúde dos municípios elegíveis devem fazer a adesão ao programa, cujo edital deve ser publicado segunda-feira (6).

O edital do processo seletivo para médicos também será publicado neste mês, mas sem ainda data definida.

O programa vai substituir gradativamente o projeto Mais Médicos para o Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS). São oferecidos aos médicos selecionados para o programa a formação em medicina de família e comunidade, avaliação de desempenho, possibilidade de contratação por meio do regime CLT, a progressão de carreira (para diminuir a rotatividade) e gratificação para atuar em áreas remotas e de saúde indígena

O Médicos pelo Brasil foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade. O orçamento previsto para execução no primeiro ano de trabalho é de R$ 1,2 bilhão.

Veja a lista:

1 – Conceição

2 – Coremas

3 – Itaporanga

4 – Piancó

5 – Santa Inês

6 – Santana de Mangueira

7 – São José de Caiana

8 – Serra Grande.

 

Diamante Online
Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *