Papa Francisco canoniza primeira santa do Uruguai

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas neste domingo (15), em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE). O vice-governador eleito é José Wanderley Neto. Os novos comandantes do Executivo, eleitos pelos deputados estaduais, vão exercer um mandato-tampão, válido até o dia 31 de dezembro de 2022.

O mandato-tampão é chamado assim porque ele é válido somente pelo período que falta para concluir o mandato dos antecessores, que foram Renan Filho (MDB) e Luciano Barbosa (MDB), até que os eleitos por votação direta em outubro iniciem o mandato em 1º de janeiro de 2023.

Os deputados estaduais alagoanos tiveram de eleger um novo mandatário porque o ex-governador Renan Filho deixou o cargo, em abril, para concorrer ao Senado, enquanto o ex-vice-governador Luciano Barbosa se elegeu prefeito de Arapiraca em 2020.

A eleição de Paulo Dantas foi uma vitória do grupo político do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que comanda o estado desde 2015, e uma derrota para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que faz oposição ao governo do estado. Ao longo da última semana, ambos protagonizaram embates pelas redes sociais.

Uol

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.