Papa visita o Iraque em busca de melhorar diálogo entre cristãos e muçulmanos na região

Papa visita o Iraque em busca de melhorar diálogo entre cristãos e muçulmanos na região

Brasil Destaque Mundo
Joaquim
2 de março de 2021
59

O Papa Francisco está com visita marcada para passar três dias no Iraque, a partir da próxima sexta-feira (5). O pontífice pretende aproximar-se das comunidades vítimas do conflito, onde igrejas foram usadas como tribunais religiosos pelos islamitas. Francisco foi convidado pelo presidente Barham Saleh em 2019, e a visita ao Iraque irá até 8 de março.

A cidade de Mossul foi convertida em cidade-sede do governo islâmico quando, em 2014, um terço do território iraquiano estava sob domínio do Estado Islâmico.

Uma minoria cristã vive em território iraquano. Os cristãos no Iraque chegaram a ser 1,5 milhão e eram tolerados durante o governo de Saddam Hussein.  Após a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003, começou a partida em massa de crentes cristãos.

Em 2004, as minorias religiosas eram sequestradas e executadas pela Al Qaeda. Yahya recorda que teve de vender a serralharia da família para pagar o resgate do irmão.

Mossul voltou às mãos dos militares iraquianos, em 2017, mas os moradores temem que a história se repita, atualmente há cerca de 400 mil cristãos no Iraque.

De acordo com o cardeal Sandri, citado no Vatican News, a viagem do Papa Francisco pretende transmitir uma “mensagem de consolo, de paz, de admiração por tudo o que sofreram”. A mensagem solidária não se dirige apenas a cristãos.

“Ele terá palavras poderosas para o Iraque, onde foram cometidos crimes contra a humanidade”, diz Najeeb Michaeel, arcebispo católico caldeu da cidade de Mossul, à France 24.

Francisco tem agenda com o principal clérigo xiita, o grande ayatollah Ali Sistani, em Najaf, ao sul de Bagdá em busca de um melhor diálogo cristão-muçulmano.

“É uma visita histórica, o encontro terá grande impacto, estamos falando do chefe de uma comunidade religiosa que representa 20% da população mundial”, destacou o governador de Najaf, Luay al-Yasserit, citado pela France 24.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.