Paraíba firma parceria com Unicef para fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes

O governador João Azevêdo e a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, assinaram, nesta segunda-feira (21), acordo de cooperação para apoio do Unicef ao estado com intuito de fortalecer as políticas públicas voltadas a meninos e meninas. O evento virtual marcou também o lançamento estadual da nova edição do Selo UnIcef – 2021-2024 e a convocação aos municípios paraibanos para adesão à iniciativa, que coloca os direitos de crianças e adolescentes como prioridade na gestão municipal.

A parceria envolve a colaboração mútua pelo período de 2021 a 2024 para a implementação e acompanhamento de políticas intersetoriais na educação, saúde e assistência social. Além do Selo Unicef, a agenda tem um destaque especial na estratégia de busca ativa escolar, voltada ao enfretamento da exclusão, do abandono e da evasão escolar.

Outras ações prioritárias visam o suporte ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 para a garantia da continuidade de serviços essenciais e redução do impacto na vida de crianças e adolescentes. A cooperação prevê também estratégias que favorecem a formação de adolescentes em situação de vulnerabilidade com foco no acesso ao mercado de trabalho, como a iniciativa Um Milhão de Oportunidades, uma articulação nacional que apoia o acesso à educação, inclusão digital, desenvolvimento de competências e experiências de trabalho decente para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade, ações em conjunto para garantir o desenvolvimento pleno da primeira infância, o apoio técnico para a proteção social de meninas e meninos e a participação de adolescentes na política pública também estão previstas.

O governador João Azevêdo destacou a importância da parceria com o Unicef. “Essa é uma iniciativa que sela um compromisso de reduzir desigualdades, combater vulnerabilidades sociais e a exclusão, a partir da convergência de ações que envolverão diversas órgãos do governo e o Unicef, atuando na saúde, desenvolvimento humano, esporte e, principalmente, na educação inclusiva e democrática, que amplie os indicadores de aprendizagem e ofereçam novas oportunidades a nossas crianças e jovens”, frisou o gestor.

João Azevêdo também reforçou a contribuição que o estado pode oferecer aos municípios no Selo Unicef. “Tenho certeza de que a união de forças fará a diferença e esse esforço conjunto resultará na melhoria da qualidade de vida de muitos paraibanos e paraibanas, que dependem da nossa ação de hoje para ter um futuro melhor. Seremos parceiros nessa missão de engajar e incentivar os municípios a fortalecerem políticas públicas para crianças e adolescentes”, acrescentou.

Wscom

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *