Paraíba já aplicou mais de 1 milhão de vacinas contra Covid-19 e é o primeiro do Nordeste na segunda dose

A Paraíba aplicou até esta terça-feira (15) pela manhã, 1.487.423 de doses das vacinas contra a Covid-19. Desse total, 1.019.630 de pessoas tomaram a primeira dose e 467.793 foram imunizadas com a segunda dose.

Na Dose 2, o estado conseguiu vacinar 11,63%, da população total a ser vacinada, o que coloca a Paraíba na primeira colocação, entre os estados do Nordeste e o terceiro do país, ficando abaixo apenas do Rio Grande do Sul (14,38%) e Mato Grosso do Sul (13,11%).

Cinquenta e cinco municípios estão com a Dose 2 aplicada com cobertura igual ou superior a 90%; 57 municípios estão abaixo de 70% de aplicação da Dose 1 e 39 municípios também estão abaixo de 70% de aplicação da Dose 2; quando avaliada a execução de campanha Dose 1 e Dose 2, em relação às doses recebidas pelos municípios, são 37 com execução igual ou menor a 70% e 33 encontram-se com registro de doses aplicadas acima dos 90%, somando-se as doses 1 e 2.

“A expectativa é que, até o mês de outubro de 2021, todos os adultos, na Paraíba, recebam a primeira dose. Para isso, é necessário que haja o envio regular de doses por parte do Ministério da Saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já entregou, aos municípios, 100% das doses destinadas aos trabalhadores da saúde; 100% das doses destinadas aos idosos institucionalizados; 100% das doses destinadas às pessoas com deficiência permanente institucionalizadas; 100% das doses destinadas aos povos indígenas vivendo em áreas demarcadas; 100% das doses destinadas aos idosos, acima de 60 anos; 38,6% das doses para as Forças Armadas, de segurança e salvamento; 100% da população quilombola; 78,75% das doses destinadas às pessoas com comorbidade e deficiência permanente; 89,5% para trabalhadores portuários; 90,3% dos trabalhadores de transporte aéreo e 58% dos trabalhadores de educação do Ensino Básico.

De acordo com pactuação feita na Comissão Intergestores Bipartite – CIB, os municípios que conseguirem cumprir a vacinação das pessoas com comorbidade e dos trabalhadores da Educação, já podem iniciar a vacinação da população geral por critério de idade.

 

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *