Paraíba: Mais de 90% da população acima de 30 anos já recebeu ao menos uma dose da vacina

Paraíba: Mais de 90% da população acima de 30 anos já recebeu ao menos uma dose da vacina

Destaque Paraíba
Joaquim
25 de agosto de 2021
36

A Paraíba tem uma população acima dos 30 anos estimada em 2.187.300 indivíduos e, segundo os dados do sistema de informação SI-PNI, desse total, 1.187.300 já receberam pelo menos uma dose da vacina, o que representa mais de 90% da população desta faixa etária. O estado já recebeu mais de 4 milhões de doses de vacinas contra covid-19 até o dia 23 de agosto, das quais mais de 3,8 milhões já foram distribuídas aos 223 municípios paraibanos.

No primeiro momento, a população priorizada era composta de idosos e pessoas com comorbidades, além dos profissionais da saúde, mas o único critério de vacinação atual é a ordem decrescente de idade. Como resultado da ampla vacinação, tem se observado uma redução consistente na ocupação de leitos, em uma tendência inversamente proporcional à porcentagem de adultos vacinados com 1ª Dose (D1).

A vacinação contra covid-19 foi iniciada em 19 de janeiro de 2021 e mais de 2,3 milhões de paraibanos já foram contemplados com D1, ou com imunizante de dose única. Isso perfaz um total de 58% da população do estado. O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, reforça a necessidade de máximo empenho de todos os paraibanos e paraibanas no sentido de seguirem cumprindo as medidas não farmacológicas de prevenção à covid-19, mesmo com o avanço da vacinação: “Detectamos o crescimento do Ritmo de transmissão (Rt) da doença e, apesar de termos muitos leitos hospitalares disponíveis, nenhum deles substitui em importância as medidas de proteção à vida”, alerta.  O secretário informa ainda que 113 municípios paraibanos estão com Rt > 1, o que pode comprometer o atendimento no sistema de saúde.

É importante destacar também que tem se observado a consolidação de uma redução das ocupações hospitalares dos leitos destinados para a covid-19. Em 01 de junho, com apenas 29% da população acima de 18 anos contemplada com a 1ª dose da vacina, a ocupação de leitos atingiu 85%. No dia 23 de agosto, com a porcentagem de adultos vacinados com D1 já em 78%, a mesma ocupação caiu para 18%, corroborando a efetividade dos imunizantes em prevenir os casos graves e óbitos por covid-19. “Neste contexto é fundamental destacar que é necessário que alcancemos pelo menos 75% da população paraibana contemplada com duas doses, ou que tenham recebido vacina de dose única. Apenas 21% dos paraibanos já completaram os esquemas vacinais e o estado aguarda o recebimento de 437.829 doses para abrir o esquema vacinal de indivíduos acima de 18 anos”, finalizou o secretário.

A covid-19 é uma doença 100% evitável, uma vez que o uso de máscaras, a manutenção do distanciamento social e a adequada higienização das mãos impedem o contágio pelo vírus de forma efetiva.

 

 

Portal Paraíba

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.