Paraíba obtém 3º menor índice de assassinatos do Nordeste e o 4º menor de roubos no Brasil, aponta Anuário Brasileiro de Segurança Pública

O governador da Paraíba, João Azevêdo, em entrevista ao programa Conversa com o Governador, nesta segunda-feira (30) destacou os dados que colocam o estado como uma referência em segurança pública em todo o país ao apontar a diminuição dos números de assassinato, roubo, assalto a banco, o aumento de prisões durante a pandemia, e de apreensão de drogas e arma de fogos.

“Nós tivemos redução de 15% dos assassinatos no mês de julho deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Nos sete meses, ainda houve uma queda de 40% nos ataques a bancos. Foram 6 casos contra 9 no mesmo período do ano passado. A redução de ocorrências chega a 89% em comparação a 2016”, destacou.

O governador também falou sobre as operações de combate ao tráfico de drogas. “Mais de 2,4 toneladas de entorpecentes, entre maconha, crack e cocaína, foram apreendidas, o que representa um aumento de 87% das drogas recolhidas em relação aos mesmos sete meses do ano passado”, disse.

De acordo com ele, as ações de prevenção e repressão qualificadas à violência, realizadas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, também resultaram na apreensão de mais de 2 mil armas de fogo das ruas, de janeiro a julho de 2021. “A Paraíba foi classificada como o 2º estado mais bem avaliado do Nordeste e 5º do país no Ranking do Centro de Liderança Pública. Somos também o 3º menor índice de assassinatos do Nordeste e o 4º menor de roubos no Brasil, segundo Anuário Brasileiro de Segurança Pública”, reforçou.

O gestor fez referência ao dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, explicando também sobre a redução nos casos mortes de mulheres. “Os dados apontam que os homicídios de mulheres no Estado mantiveram a queda, chegando a menos 9% de janeiro a julho de 2021. Os feminicídios também tiveram redução de 11% nos sete meses”, explicou.

Também foram verificados menos registros de roubos e furtos de carros e motos (-6%), com a recuperação de 2.269 veículos, devolvidos aos seus proprietários.

 

 

Click PB

Assine nosso boletim de notícias

Receba gratuitamente em seu email todas as notícias que acontecem no vale do Piancó, na Paraíba e no mundo, assine já, é grátis, digite seu melhor e-mail no compo abaixo e click no botão Assinar.

Falta pouco

Confirme sua assinatura gratuita seguindos o passo a passo abaixo:

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *