Paraíba será o melhor lugar para visualizar eclipse raro do Sol, conhecido por Anel de fogo

Paraíba será o melhor lugar para visualizar eclipse raro do Sol, conhecido por Anel de fogo

Sem categoria
Joaquim
12 de maio de 2023
17

No dia 14 de outubro deste ano de 2023, a  Paraíba vai protagonizar um precioso momento na astronomia: um eclipse anular  (ou anelar) do Sol  e o estado será um dos melhores lugares do planeta para observá-lo.

De acordo com os austronautas, este é um fenômeno raro em que a Lua fica entre o Sol e a Terra, mas sem encobri-lo totalmente. O resultado é que a silhueta da Lua fica circulada pela extremidade do Sol, criando a imagem de uma espécie de “anel de fogo”.

Aindas segundo as informaçõesl, o eclipse poderá ser visto em todo o nosso país. Mas a estreita faixa de visibilidade total do fenômeno vai passar pelo noroeste dos Estados Unidos, seguindo pela América Central, Amazônia e finalmente cruzando o Nordeste até o litoral, exatamente nas áreas de Natal e João Pessoa. Araruna, onde fica o Parque Estadual da Pedra da Boca, é apontada como um dos melhores lugares para observar esse fenômeno. Além da área aberta do parque, a cidade tem estrutura para receber os astrônomos que virão.

O evento anterior desse tipo, mais raro que o eclipse total do Sol, só pôde ser visto em áreas desabitadas do Ártico, isoladas e em boa parte com o céu encoberto, em junho de 2021. Já o deste ano poderá ser visto em áreas com boa estrutura, cidades próximas e, além de tudo, vai cair em um feriadão: o dia 12 de outubro será numa quinta-feira e o eclipse acontecerá no sábado, dia 14. Assim, quem quiser viajar para acompanhar o fenômeno de um lugar ideal terá essa oportunidade e os astrônomos estão com muita expectativa.

Portal Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.