Paraíba tem “​avalanche”​ de internações diárias por Covid-19 e cenário aponta para ocupação total de leitos de UTI, diz secretário de Saúde

Paraíba tem “​avalanche”​ de internações diárias por Covid-19 e cenário aponta para ocupação total de leitos de UTI, diz secretário de Saúde

Destaque Paraíba
Joaquim
6 de março de 2021
49

A cada dia, a quantidade de casos confirmados e de mortes por Covid-19 na Paraíba aumenta. De acordo com o secretário de Estado da Saúde (SES-PB), Geraldo Medeiros, a Paraíba tem uma “avalanche” de internações diárias pela doença e cenário aponta para ocupação de total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. Na sexta-feira (05), o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) alertou sobre a ocupação, apesar de aumento na quantidade de leitos.

O secretário explicou que há três semanas, a RT (taxa de transmissibilidade) na Paraíba por Covid-19 era de 1.01, ou seja, a cada 100 pessoas contaminadas, contaminavam 101 pessoas. No entanto, a quantidade subiu e no momento, a RT é de 1.09 (cada 100 contaminados, contamina 109 paraibanos).

“Isso é um indicador do grau de propagação viral nesse momento na Paraíba e que preocupa todos nós. Nós estamos no pior cenário da pandemia do estado da Paraíba”, afirmou Geraldo Medeiros, em entrevista a um programa de rádio, como o ClickPB acompanhou. Destacou ainda que o Estado, ao longo de meses conseguiu conter o avanço do coronavírus, com atos de restrições sanitárias e ampliação de leitos.

“Mas estamos chegando uma situação iminente de nós termos todos os leitos de UTI adultos ocupados com a avalanche de casos de internamentos diários”, frisou como o ClickPB apurou. “Para se ter uma ideia, nós tivemos ontem, esta semana, em alguns dias também, 73 internamentos em apenas 24 horas. Esses internamentos continuam”, revelou.

 

 

Click PB

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.