Paraíba vacina contra meningite crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores de saúde

Paraíba vacina contra meningite crianças de 5 a 10 anos e trabalhadores de saúde

Destaque Paraíba
Joaquim
21 de junho de 2022
76

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está disponibilizando o uso temporário da vacina meningocócica C (conjugada) contra a meningite para o público não vacinado, na idade entre 5 e 10 anos e trabalhadores da saúde. A medida atende recomendação do Ministério da Saúde, devido às baixas coberturas vacinais.

A SES esclarece que a vacina está disponível nos postos de saúde de todo estado. Conforme comunicado do MS, o uso temporário será até o dia 23 de fevereiro de 2023, visando aumentar a proteção contra a doença meningocócica C e evitar a ocorrência de surtos.

“A vacina começa desde já e os pais que estão com dúvidas se os filhos tomaram ou não devem levar o cartão de vacinação que o profissional de saúde avaliará”, afirmou a técnica do Núcleo de Imunização da SES, Milena Vitorino.

A chefe do Núcleo, Franciélia Carvalho, explicou que a vacina faz parte do Calendário de Vacinação, e é aplicada em crianças menores de cinco anos, em esquema de duas doses, sendo a primeira aos três meses e a segunda aos cinco meses, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

O Programa Nacional de Imunização – PNI, do Ministério da Saúde, recomenda que a vacina seja ministrada em crianças menores de cinco anos por ser a faixa etária com maior risco de adoecimento, contudo, pode ser aplicada, de forma bastante tranquila, em crianças acima de cinco anos, como ocorrerá agora nesse uso temporário”, garantiu.

Joaquim Franklin

Joaquim Franklin

Formado em jornalismo pelas Faculdades Integradas de Patos-PB (FIP) e radialista na Escola Técnica de Sousa-PB pelo Sindicato dos Radialistas da Paraíba.

You May Also Like!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.